Os centros de Educação Infantil (CEI) Ivanilde Anacleto Rondon, no bairro São Luiz, e Luciana Morgado Cerri Teixera, no Parque dos Pomares, abrem as portas nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, para o início do ano letivo. Cada escola tem capacidade para receber 320 crianças, com idades entre 0 e 5 anos.
O Programa Espaço do Amanhã entregou à população 16 creches ampliando a oferta de vagas na Educação Infantil em mais 5 mil vagas. Estão matriculadas nas creches municipais 32.135 alunos, distribuídas em 172 escolas. Nas próximas semanas, outras 3 novas unidades começam a funcionar. Elas estão localizadas nos bairros Bosque das Palmeiras, Itajaí e São Bento.
A rede municipal conta ainda outras 44 escolas de educação infantil colaboradoras que atendem pouco mais de 8,4 mil estudantes.
Apesar de estas escolas já entrarem em funcionamento, o cadastro de intenção de vagas para essas unidades, assim como para as que ainda não entraram em funcionamento, continua aberto.
Cadastro
Os pais ou responsáveis por crianças de até cinco anos podem fazer o cadastro de duas formas: online, por meio do endereço eletrônico precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br ou, presencialmente, em uma escola de educação infantil municipal ou unidade colaboradora conveniada a Secretaria Municipal de Educação.
O cadastro é uma etapa obrigatória antes da efetivação da matrícula. Para fazê-lo são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança (original), documento com foto do responsável legal, comprovante de endereço (preferencialmente a conta de água), Cartão do NIS para os que são beneficiários do programa Bolsa Família.
As vagas são preenchidas de acordo com a disponibilidade de vagas e considerando a classificação dos interessados. Ela obedece a critérios como: inserção no Programa Bolsa Família, situação de vulnerabilidade, entre outros.