Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) retoma atividades e oferece mudança de vida

As aulas do programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA I) oferecido pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC) da Prefeitura de Campinas foram retomadas nesta quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025, marcando o início do ano letivo de 2025.
 

As turmas correspondem aos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com duração de 2 horas e 30 minutos, nos períodos da manhã, tarde ou noite, conforme a unidade escolar e a demanda dos alunos.
 

Para o aposentado Manoel Bento Sampaio, 77,  que cresceu em um ambiente rural e não chegou a iniciar os estudos, poder começar é algo que renova esperanças. "Eu comecei a participar das aulas em 2021, não sabia ler nem escrever, e agora já consigo ler um pouco e até fazer contas", explica Sampaio. 
 

O aposentado ainda completa dizendo que a idade não foi um empecilho. "Se você tiver vontade, consegue aprender. Minha esposa falou que eu já estava velho e não conseguiria, mas eu confiei em Deus e estou conseguindo", conta Manoel. 

 

Os estudantes matriculados no programa de EJA têm acesso a benefícios como material escolar, passe escolar, uniforme, lanche, livros didáticos e, se necessário, óculos. 
 

Já para a aposentada Clarice Xavier Rodrigues, 81, o ambiente escolar proporcionou mais convívio social, o que a ajudou a superar a perda de seu marido e filho. "Ficamos 40 anos juntos e então ele se foi. Em menos de 15 dias, um de meus filhos também morreu. Foi uma perda muito difícil para mim e hoje gosto de estar aqui porque em casa fico muito só. Minha filha precisa trabalhar e quando ficava lá, ficava lembrando ", conta Clarice.

 

Realização

 

Como professora do EJA há 20 anos, Maria José Lippaus diz que é uma realização poder acompanhar o desenvolvimento de seus alunos. "Uma das histórias que mais me marcou foi o caso de um aluno de 23 anos, que tinha baixa visão e muita dificuldade de aprendizado. Ele se esforçou e conseguiu aprender a ler e escrever", recorda Maria José.
 

A servidora relata ainda a felicidade que sente com a profissão. “ Eu acho que eu aprendo sempre, aprendo muito mais com eles do que eu ensino, na verdade. É um misto de emoção, você vê um aluno lendo pela primeira vez, ou montando uma palavra pela primeira vez, é uma alegria, é uma satisfação muito grande ", comenta a professora. 

 

Para iniciar as aulas, o aluno deve se matricular e poderá começar imediatamente após a matrícula. Os interessados que já cursaram parte do ensino fundamental ou os anos iniciais podem verificar as vagas disponíveis através do link: https://integre-master.ima.sp.gov.br/integre/web/vagas_eja.php e se matricular nas escolas da rede municipal.