Aluno da rede municipal gabarita prova do vestibulinho da ETEC

 

Enzo Couto, de 15 anos, que até dezembro passado era aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Melico Cândido Barbosa, no Parque Tropical, gabaritou o vestibulinho da Escola Técnica Estadual (ETEC). Ele alcançou os tão sonhados 50 pontos. Por conta do seu desempenho nas provas, ele foi aprovado nos 11 cursos oferecidos pela escola.

 

Diante de um leque de opções, Enzo optou por cursar Desenvolvimento de Sistemas, na ETEC Bento Quirino. Para se preparar para a prova, Enzo alinhou os estudos da escola com os do cursinho, o Precoltec. “Eu ía para o cursinho de manhã, para a escola à tarde e fazia algumas atividades extras à noite”, relembra o jovem.

 

Segundo ele, o apoio dos professores e gestores da escola Padre Melico serviram como incentivo para atingir seu maior objetivo: ingressar em uma escola técnica. Por outro lado, conta, o cursinho serviu como uma revisão de seus anos escolares.

 

O nervosismo na hora da prova foi um obstáculo, mas o resultado o surpreendeu. “Os outros vestibulinhos tinham sido antes e eu não tinha passado em nenhum, tanto no Cotuca quanto no Instituto Federal. Eu não estava esperando por essa aprovação, porque não fiz a prova tão confiante assim e tinha questões que eu não sabia”, conta.

 

A técnica de enfermagem Leila de Freitas, de 39 anos, mãe de Enzo, foi essencial para essa jornada. Ela o ajudou na sua rotina o que permitiu que ele chegasse mais longe nos estudos. Para Leila, ver o filho em um curso técnico é emocionante. "Eu tinha certeza de que ele passaria, só não imaginava ser assim. Somos de família simples e a única certeza que temos é que as coisas só se resolvem com a educação”, relembra emocionada.