Show da Esquadrilha da Fumaça será neste domingo, 30, na Arautos da Paz

Sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça farão, neste domingo, 30 de junho, um espetáculo nos céus de Campinas. O evento faz parte da programação dos 250 anos da cidade e deve levar entre 7 mil e 10 mil pessoas à Praça Arautos da Paz. Antes da apresentação, a partir das 9h30, a Banda da EsPCEx promete animar o público com boa música.

“Sem dúvidas será um show aéreo inesquecível, para todas as famílias. Faz muito tempo que a Esquadrilha da Fumaça não vem a Campinas e será maravilhoso ver aquelas manobras lindas no céu da nossa cidade”, disse a secretária de Cultura e Lazer, Alexandra Caprioli. “Para completar o espetáculo, teremos a Banda da EsPCEx, que dará um brilho especial ao evento”, completou.

A Esquadrilha da Fumaça, chamada oficialmente de Esquadrão de Demonstração Aérea, conta com mais de 4 mil apresentações realizadas no Brasil e em outros 21 países e fica sediado na Academia da Força Aérea de Pirassununga.

“Estou honrado em poder apresentar para a população de Campinas um pouco do trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira. Nos empenhamos ao máximo durante os últimos treinamentos para fazer uma bela apresentação neste domingo”, disse o Capitão Aviador Pereira.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/Captura%20de%20tela%202024-06-28%20143817.jpg

Banda de Música da EsPCEx

Com mais de 75 anos de história, a Banda da EsPCEx é composta por 35 músicos, sendo regida pelo 2⁰ tenente Azevêdo e tem como contramestre o Sub Tenente Wellington. Além de apresentações em formaturas e desfiles da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e das Organizações Militares da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, a banda também é responsável por promover a manifestação artística, atuando junto à comunidade de Campinas e região, criando um vínculo com a sociedade local.

Segurança e comodidade

A Prefeitura de Campinas adotou medidas de segurança para que as pessoas possam assistir ao espetáculo com tranquilidade. No local, além do Samu, haverá duas viaturas da Unimed (parceira do evento), patrulhamento da Guarda Municipal e reforço da Polícia Militar.

A secretária aconselha que as pessoas cheguem mais cedo, para não perder nenhuma manobra. “O show vai começar às 10h10 em ponto, mas é importante que as pessoas cheguem mais cedo, sem correria. Além de encontrar um bom lugar para ver o espetáculo, quem chegar mais cedo também vai poder apreciar a Banda da EsPCEx.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/2_0.jpg

Programação

Outros eventos estão programados para o mês de julho, em comemoração aos 250 anos de Campinas.

Já tradicional na cidade, o Chefs Campinas terá mais uma edição no dia 14 de julho, na Praça Carlos Gomes, a partir das 12h. A expectativa para este ano é da participação de cerca de 15 mil pessoas.

Ainda no dia 14, a 7ª Maratona de Campinas vai levar 2,5 mil inscritos, sendo 230 maratonistas para as ruas da cidade. A largada para todas as modalidades será às 7h, na avenida Norte-Sul (em frente a Alpini Veículos).

Para fechar o dia da aniversariante, a Arautos da Paz receberá um show com a Orquestra Sinfônica Municipal, a partir das 19h. O artista que tocará com os músicos campineiros será divulgado em breve.

Banda Sinfônica do Exército

Outro presente para Campinas será a apresentação na Banda Sinfônica do Exército, no dia 27 de julho, a partir das 20h, na Escola de Cadetes.

250 realizações para comemorar 250 anos

Além de uma programação cultural com atividades para todos os públicos, a Prefeitura está entregando 250 realizações para a cidade em seu aniversário. A contagem regressiva começou em 7 de novembro e vai até 14 de julho - 250 dias e 250 presentes. A relação de ações pode ser consultada no site https://campinas.sp.gov.br/sites/250anos/apresentacao.

Algumas das realizações que serão entregues até 14 de julho também estão no Mapa de Obras, plataforma on-line do Programa de Ativação Econômica e Social (PAES), lançada há um ano, onde é possível acompanhar as melhorias, que ultrapassam R$ 1,51 bilhão, feitas em cada região. A ferramenta está disponível no endereço https://obras.campinas.sp.gov.br/obras.php.