Reunião reforça a importância da Brigada da Dengue na prevenção e combate à doença nos serviços municipais

O Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses esteve reunido na sexta-feira, 24 de maio, com representantes de secretarias municipais para tratar da importância da Brigada da Dengue, formada por servidores da Prefeitura de Campinas, no combate e prevenção às doenças causadas pelo Aedes aegypti.

A Brigada da Dengue foi uma iniciativa inovadora proposta pelo Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) e instituída no Decreto 23.300, de 11 de abril deste ano. Todos os servidores municipais podem participar do grupo.

“Esta foi a primeira reunião que realizamos da Brigada, que ainda está em formação. Esses encontros são essenciais para que os servidores entendam a importância do seu papel e da própria Brigada, para aumentar o engajamento das secretarias no combate ao mosquito", disse Gustavo Freitas Correa, diretor do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS).

A assessora técnica do Devisa e membro do Comitê, também avalia como importante a criação da Brigada na luta contra a dengue. “Essa soma de esforços é muito importante, pois pequenas atitudes fazem muita diferença. A ideia é termos um exército de servidores apoiando e somando esforços nessa guerra contra o Aedes”, disse. “Além disso, a iniciativa é muito promissora, pois garante acesso a informação de qualidade e amplia o conhecimento dos trabalhadores para atuarem contra o mosquito“, completou.

Hoje, a Brigada conta com cerca de 140 servidores, mas as inscrições permanecem abertas para novos participantes e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/dXWJbtRFKCH3QyUL8.

Reunião

Durante a reunião, foi reforçada a importância da participação dos servidores na Brigada. Os participantes também receberam informações sobre o ciclo de vida do mosquito, as dificuldades do município para controlar os casos, como os equipamentos públicos podem ser criadouros e, principalmente, como a mobilização dos servidores pode auxiliar na diminuição dos casos.

Comitê de prevenção

A Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa.

No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site https://dengue.campinas.sp.gov.br.