Programa global: Campinas lança nova etapa com foco na prevenção da obesidade infantil

A Prefeitura de Campinas lançou nesta segunda-feira, 24 de junho, uma nova etapa da parceria com a empresa global de saúde Novo Nordisk e a Embaixada da Dinamarca no programa "Cities for Better Health" com o objetivo de prevenir a obesidade em crianças e adolescentes de 6 a 13 anos. A cidade é uma das seis no mundo em que a iniciativa será implementada e o alinhamento dos objetivos ocorreu em reunião na Sala Azul.

A nova fase é um complemento à parceria iniciada em 2023 e que tem como foco ações intersetoriais direcionadas para alimentação saudável e prática regular de atividades físicas para prevenir doenças crônicas não transmissíveis como diabetes.

O objetivo do trabalho é implementar intervenções de impacto, escaláveis e comunitárias, sobretudo em áreas vulneráveis do Município. A Secretaria de Saúde de Campinas atendeu 2,4 mil crianças e adolescentes na faixa de 6 a 13 anos que estão obesos, entre 1° de janeiro e 14 de junho deste ano. O total aumenta para 5,3 mil quando são considerados os pacientes de até 19 anos que fizeram registro do Índice de Massa Corporal (IMC) durante a assistência em unidades do SUS Municipal.

A cidade deve receber apoio da parceria ao longo de três anos para discutir alterações estruturais, comunitárias ou individuais com foco nos resultados, fazer mobilizações junto à população, planejamento de sustentabilidade e acompanhamento de resultados dos indicadores.

“Em Campinas nós já temos um programa de alimentação escolar que tem o maior cuidado com os alimentos saudáveis para nossas crianças. E agora esse programa em parceria com a Novo Nordisk e o governo da Dinamarca vai fazer ações importantes para reduzir a obesidade infantil aqui”, destacou o prefeito Dário Saadi ao ponderar que a diminuição desta condição nas crianças e adolescentes também implica em ter menos jovens e adultos com problemas de sobrepeso e obesidade.

Ele explicou ainda que até o fim deste ano a Prefeitura deve registrar as entregas de 16 creches do programa Espaço do Amanhã, o que representa a possibilidade de garantir alimentação saudável para mais 5 mil crianças. Quatro unidades já foram entregues e todo projeto direcionado para crianças de até 3 anos na área da Educação representa investimento de R$ 144 milhões. “É um avanço histórico.”

O secretário de Saúde, Lair Zambon, valorizou o propósito da iniciativa. “Campinas tem vocação para coisas novas, de ser protagonista. E isso se encaixa bem quando pensamos no sentido de prevenção”, falou o titular da Pasta ao avaliar que esta nova etapa também permite reflexos positivos na população que está em faixas etárias superiores.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/20240624115026-68ecb5ce-xl.jpg

A vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk no Brasil, Simone Tcherniakovsky, ponderou que o programa exige envolvimento das pessoas e destacou a participação de Campinas no programa global.

“Essa extensão do programa é voltada à obesidade infanto-juvenil e vai começar a ser implementada através de uma parceria com a Prefeitura e com o apoio da Embaixada. Para a Novo Nordisk, é um enorme prazer poder dar continuidade a esse programa aqui em Campinas, a gente acredita muito no potencial da cidade e da equipe que está aqui”.

Participaram ainda do encontro representantes das secretarias de Esportes e Educação, da Ceasa, do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), além do governo da Dinamarca e dos parceiros implementadores do projeto, a Delivery Associates e a Behavioural Insights Team.

"Na infância a gente cria hábitos e essa melhor fase para iniciar qualquer programa de hábitos saudáveis", complementa Thiago Ferrari, coordenador do PIC.

Histórico da parceria

Campinas foi a primeira cidade brasileira entre mais de 45 no mundo que fazem parte do programa global. Desde 2023 no Município, o programa Cities for Better Health tem como objetivo desenvolver, fortalecer e expandir intervenções que apoiem a prevenção primária da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis no município.

A nova iniciativa de prevenção da obesidade infantil se soma ao programa "Passos para uma vida melhor”, que foi criado ano passado no âmbito do Cities for Better Health e consiste em um conjunto de ações intersetoriais entre diferentes secretarias municipais e a Ceasa. O programa tem como eixos de implementação a formação para servidores e realização de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas para a população. Em 2024, o objetivo é expandir o programa para 36 áreas neste ano, o que deve abranger população estimada em 610 mil, praticamente metade do Município.