A Prefeitura de Campinas publicou um edital de chamamento público para a contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) que será a responsável pela execução de práticas esportivas para alunos da rede municipal de ensino. As informações podem ser conferidas no Diário Oficial de sexta-feira, 13 de dezembro, acessível em https://campinas.sp.gov.br/diario-oficial, a partir da página 6.
A iniciativa visa a implementação do Programa Escola de Esportes (PEE) de formação esportiva para estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A realização do programa é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Esportes e Lazer.
“Essa parceria é muito importante para agregar conceitos e valores que damos aos nossos alunos. A prática esportiva é extremamente relevante porque ensina o trabalho em equipe, a convivência, integração e a participação entre pessoas. São bases fundamentais para ancorar a aprendizagem que leva à formação de cidadãos conscientes, socialmente responsáveis e aptos para serem profissionais qualificados no futuro”, disse o secretário municipal de Educação José Tadeu Jorge.
De acordo com o edital de chamamento poderão ser selecionadas mais de uma OSC. As propostas de trabalho serão julgadas por técnicos das secretarias de Educação e de Esportes e Lazer. O resultado preliminar será divulgado no Diário Oficial do Município até o dia 14 de fevereiro.
“A Escola de Esportes tem um valor agregado grande. Além de colocar cultura esportiva nas crianças através de fundamentos de cada modalidade, ela vai melhorar o rendimento escolar, comportamento e a saúde, principalmente em uma época em que estamos vendo bastante crianças obesas e que não tem a oportunidade de fazer um esporte de forma sistemática”, avaliou o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
Propostas
As propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Sistema SEI (externo), entre os dias 20 e 31 de janeiro de 2025. Os documentos do representante legal da OSC também devem ser protocolados no protocolo geral da Prefeitura, localizado na Avenida Anchieta, 200, centro.
A verba disponibilizada para a(s) OSC(s) será no valor de R$ 7,3 milhões que serão divididos entre as seguintes modalidades esportivas: Atletismo, Atletismo PCD, Badminton, Basquete, Capoeira, Futebol de Salão, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Skate, Vôlei, Tênis de Mesa e Taekwondo.
Escola de Esportes
A proposta é que os alunos se desenvolvam por meio das modalidades esportivas oferecidas. Ao optar por participar do programa Escola de Esportes, as escolas municipais escolherão as modalidades e horários, de acordo com a disponibilidade do espaço físico da unidade de ensino.
As aulas serão realizadas nos espaços esportivos da própria escola ou em equipamentos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer próximos às unidades educacionais com fornecimento de transporte caso seja necessário. Campinas tem 45 escolas de Ensino Fundamental.