Prefeitura entrega 2ª creche do Espaço do Amanhã no Bosque das Palmeiras

Moradores do bairro Bosque das Palmeiras, na região Leste de Campinas, vão contar com uma nova creche a partir do segundo semestre deste ano. O Centro de Educação Infantil (CEI) Espaço do Amanhã "Professora Clélia Pires Barbosa Bosseli" vai atender a 320 crianças de 0 a 5 anos.

A entrega da nova unidade educacional foi feita pelo prefeito Dário Saadi na manhã desta quarta-feira, 1° de maio. Essa é a segunda creche do Programa Espaço do Amanhã entregue pela Prefeitura. A ação faz parte do calendário do aniversário de 250 anos da cidade. A primeira creche foi inaugurada em 20 de abril no residencial Campo Florido II.

O prefeito Dário Saadi destacou a importância do Programa Espaço do Amanhã para ampliar no município a oferta de vagas em creches. Também ressaltou o cuidado com a primeira infância no município.

“Aqui no Bosque das Palmeiras estamos entregando a segunda unidade do Espaço do Amanhã. Uma creche com infraestrutura de primeiro mundo, com capacidade de atender até 320 crianças. Esse programa com 16 creches tem potencial para zerar a fila por creches no município. Uma demanda de décadas e que agora nós estamos enfrentando”, disse o prefeito.

 O investimento na creche do Bosque das Palmeiras foi de R$ 8,7 milhões. Estão em construção simultaneamente outras 14 novas creches nas 5 regiões da cidade. Ao todo, as 16 unidades do Programa Espaço do Amanhã vão ampliar 5 mil vagas na educação infantil. Todas as unidades serão entregues até agosto e as atividades terão início no segundo semestre.

Também participaram da cerimônia de entrega o vice-prefeito, Wanderley de Almeida, o secretário de Educação, José Tadeu Jorge, o diretor executivo da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) de Campinas, Ary Pissinatto, o presidente da Câmara, vereador Luis Rossini, representando a Câmara Municipal, além de vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade e da família da professora Clélia Pires Barbosa Bosseli (in memorian), que dá nome à creche.

O secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, ressaltou a importância de Educação para o desenvolvimento de qualquer nação. 

“Esta é segunda das 16 escolas de educação infantil que entregamos e dentro do cronograma estabelecido. Não há país desenvolvido que não seja com base na Educação”, disse.

Estrutura adequada

Localizada na Rua Isilda Lourenço Santos, a creche foi construída em um terreno de 1.695 metros quadrados. O prédio conta com oito salas de aula, sendo cinco delas para os alunos de 0 a 3 anos que ficam em período integral na escola. A estrutura também possui secretaria, sala dos professores, diretoria, copa, banheiros para funcionários, depósito de material pedagógico, banheiros infantis, pátio coberto, parque infantil, casinha de bonecas, refeitório, cozinha, despensa e lavanderia. Há acessibilidade em todos os ambientes.

Todo o mobiliário preza pela saúde e pelo bem-estar infantil, auxiliando as práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral das crianças, com foco nas políticas públicas da primeira infância. Foram investidos R$ 134.760 no mobiliário desta unidade, que conta com laudos técnicos que atestam a segurança, a durabilidade e a resistência desses equipamentos.

Quem foi Clélia Pires Barbosa Bosseli

A creche do bairro Parque das Palmeiras é uma homenagem à professora Clélia Pires Barbosa Bosseli. Natural de Jacutinga (MG), a professora Clélia chegou a Campinas ainda criança, estudou na Escola Estadual Carlos Gomes e trabalhou na Secretaria Municipal de Educação na Emef Corrêa de Melo. Clélia também lecionou na rede estadual de ensino. Faleceu em 2017, aos 92 anos. Deixou dois filhos, netos e bisnetos.


“Estava ansiosa para homenagear minha mãe e falar dela para vocês. Ela deixou marcas nas escolas por onde passou, tanto para os alunos como para os colegas. Dedicou 30 anos da sua vida ao magistério e fez questão de alfabetizar o próprio filho”, disse Maria Eugênia Goulart, filha de Clélia, que esteve presente na cerimônia. 

Confira as creches Espaço do Amanhã e seus endereços:

CEI JARDIM DO LAGO II – Rua Valdemir Ropelle, 28, Parque Das Águas
CEI RESIDENCIAL COSMOS – Rua Líbero Giancarlo Castiglia, 74, Residencial Cosmos I
CEI DIC I – Rua Raul Guilherme Plassmann, 40, Distrito Industrial De Campinas, DIC I Conjunto Habitacional Monsenhor Luís Fernandes De Abreu
CEI ITAJAÍ – Rua Orlando Correia, 145, Conjunto Habitacional Parque Itajaí
CEI CITTÁ DI FIRENZE – Rua Gravataí, 445, Residencial Cittá Di Firenze
CEI CAMPO FLORIDO – Rua Luís José Junqueira Freire, 225, Residencial Campo Florido II
CEI SÃO LUIZ – Rua Maria José Dos Campos, 245, Residencial São Luiz
CEI CAMBARÁ – Rua Apolônia Pinto, 131, DIC IV Conjunto Habitacional Lech Walesa
CEI VILA OLÍMPIA – Rua Do Atletismo, 189, Residencial Vila Olímpia
CEI OURO VERDE – Rua Yves Montand, 4.886, Chácara Santa Letícia
CEI SÃO BENTO – Rua Ovídio Coluccini, 218, Conjunto Habitacional Parque da Floresta
CEI PARQUE DOS POMARES – Rua Alaor Faria De Barros, 920, Parque Dos Pomares
CEI PARAÍSO DE VIRACOPOS – Rua Maria Anna Cremasca Levantesi, 859, Jardim Santa Terezinha
CEI JARDIM ITAGUAÇU – Rua Isaías Germiniazi, s/n, Jardim Itaguaçu I
CEI BOSQUE DAS PALMEIRAS – Rua Isilda Lourenço Santos, 721, Bosque das Palmeiras
CEI CAMPO GRANDE – Avenida John Boyd Dunlop, 10.765, Itajaí