A Prefeitura de Campinas e o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (STMC) fecharam acordo após negociações da campanha salarial 2024 nesta sexta-feira, 7 de junho, após a entidade que representa a categoria aprovar a proposta da Administração em assembleia. A lista inclui uma série de avanços, incluindo reajustes na remuneração e nos benefícios, além do compromisso de pagamento da primeira parcela do 13º para 30 de julho.
A pauta econômica foi debatida pela quarta vez na Sala Azul entre representantes da Administração e do Sindicato. A definição em assembleia ocorreu esta noite, após a Prefeitura avançar em propostas para o vale-alimentação, auxílio nutricional, antecipação de parte do 13º para ativos e inativos, definição de bônus para servidores da Educação e desproporcionalização da jornada aos trabalhadores que atuam como técnico de radiologia.
"Quero agradecer aos servidores pelo nível do debate. A Administração fez todos os esforços para avançar nas pautas importantes, dentro das condições financeiras possíveis, e chegamos a bom termo", destacou o vice-prefeito, Wanderley de Almeida.
/sites/default/files/noticias/img-avulsa/20240607164311-33224ce6-xl.jpg
O que muda?
Vale-alimentação e auxílio nutricional
O governo municipal avançou na proposta sobre os dois itens e definiu:
- Vale-alimentação de R$ 1.772,37 (reajuste de 12,8%)
- Auxílio nutricional de R$ 300 (alta de 15%)
O compromisso do pagamento do 13º vale-alimentação, item da pauta econômica, também foi destacado pela Administração nas negociações.
Antecipação 13º
Ficou decidido que a primeira parcela do 13º dos servidores ativos e inativos será paga em 30 de julho.
Bônus na Educação
Será pago um salário de referência aos profissionais da Educação, nos mesmos moldes de 2023. A data definida foi 30 de novembro.
/sites/default/files/noticias/img-avulsa/i%20%289%29.jpg
Desproporcionalização da jornada para técnico em radiologia
A Prefeitura acolheu reivindicação dos técnicos em radiologia para a desproporcionalização da jornada e enviará um projeto de lei à Câmara dos Vereadores para promover a mudança. Isso representa avanço para este grupo de trabalhadores, que têm jornada regulamentada por lei federal em até 24 horas semanais, e passam a receber o equivalente a 36 horas.
Reajuste salarial e 13º do vale-alimentação
Foi reafirmada a proposta para reajuste dos salários em 3,69%, valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido nos últimos 12 meses, limite que a Lei Eleitoral permite neste ano.
Benefício para celetistas em LTS
A Prefeitura garantiu a instituição do vale-alimentação para servidores celetistas em Licença para Tratamento de Saúde (LTS). Com isso, medidas jurídicas também serão tomadas para implementação a partir deste ano.
Avanço em plano de medicamentos
Durante as negociações também houve progresso na discussão sobre o Plano de Medicamentos e um modelo com credenciamento de empresas passará por análise jurídica.