Prefeitura de Campinas e Acic lançam o "Natal Caminhos dos Sonhos" de 2024

O Bom Velhinho já está de malas prontas para o lançamento do "Natal Caminhos dos Sonhos" de 2024. Com o tema "O Grande Presente para Campinas", a programação foi divulgada nesta terça-feira, 15 de outubro, no saguão do Paço Municipal, com a presença do Papai Noel, bailarinos e personagens. Na agenda estão shows em 14 locais da cidade, iluminação especial na região central, Vila do Papai Noel e Parada de Natal. A organização é da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).

A programação começa oficialmente no dia 22 de novembro com o show de Natal nos bairros. A expectativa é que o evento traga impacto econômico para a cidade com atração de visitantes, incentivo ao comércio local e geração de novos negócios. Todos os eventos podem ser conferidos no hotsite www.natalcaminhosdossonhos.com.br.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou que a meta é repetir o sucesso do "Natal Caminhos dos Sonhos" de 2023, que levou diversão e entretenimento para mais de 120 mil pessoas em Campinas. “A Parada de Natal foi fantástica. A Glicério ficou lotada e a tendência é que esse ano as pessoas voltem e levem mais gente. O objetivo inicial é resgatar a magia do Natal, levar alegria para a cidade, mas também estimular o comércio na região central. E teremos os shows descentralizados, não ficaremos apenas no Centro, levaremos também para todas as regiões”, afirmou. A maior parte do investimento, entre 70% e 80%, virá de patrocinadores que farão o aporte junto à Acic. A prefeitura entra com uma parcela de infraestrutura com contratos como som, geradores.

"O Natal é uma época que desperta bons sentimentos, traz alegria, união, esperança. Além disso, do ponto de vista de negócios, é um bom momento para comerciantes e consumidores", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, também presidente da Acic. Ela lembrou que no ano passado mais de 40% dos participantes vieram para o centro da cidade e o restante participou nos bairros, trazendo impacto positivo para o comércio. Além disso, destacou a importância da Parada de Natal para os grupos artísticos, como as escolas de dança, que desfilam e trazem sua arte para o público.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, o sucesso do Natal de 2024 já começou no lançamento com a seleção da Comissão Organizadora que já está se dedicando muito para as festividades. “Queremos fazer com que o Natal chegue dentro do coração de cada um dos campineiros. Para conseguir isso é muito importante o apoio de todas as empresas que já investem e acreditam nesse projeto”, ressaltou. Em nome de todos os patrocinadores, Emílio Martins, da Recap, a alegria do setor em contribuir com as festividades. “Que essa festa seja realmente popular e muito feliz para a nossa cidade”, disse.

O evento de inauguração do Natal teve a participação dos vereadores (atuais e eleitos) Luiz Carlos Rossini (presidente da Câmara Municipal), Benê Lima, Carlinhos Camelô, Carmo Luiz, Luiz Yabiku, Luiz Cirilo, Nelson Hossri, Nick Schneider, Otto Alejandro, Rodrigo da Farmadic, Rubens Gás, Dr. Yanko e Zé Carlos. Também estiveram presentes os secretários municipais de Urbanismo, Carolina Baracat; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira; Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini; Administração, Maria Emília de Arruda Facioni; Governo; Michel Abrão Ferreira; Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rogério Menezes; e Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro. O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães; o presidente da Ceasa, Valter Greve, e o ouvidor Marcelo Gonçalves de Souza também participaram.

Shows de Natal

Neste ano, os shows de Natal percorrerão ainda mais locais da cidade. Serão 14 pontos que vão receber as apresentações temáticas - foram 12 em 2023. Os shows começam a partir do dia 22/11 e seguem até dia 22/12, sempre às sextas, sábados e domingos. Artistas como bailarinos e atores encenando personagens vão levar alegria e diversão a diversos bairros.

Confira a lista a seguir (os locais estão sujeitos a alteração e as datas e horários ainda serão definidos):

1. Campo Grande (Praça Concórdia)
2. Campo Grande (Satélite Íris)
3. Campo Belo (São Domingos)
4. Ouro Verde (Campo Corintinha)
5. Cafezinho
6. Sousas
7. São Marcos
8. Padre Anchieta
9. Parque Industrial
10. Ouro Verde (Lagoa do Mingone)
11. Jardim Esmeraldina
12. Barão Geraldo
13. Baden Powell
14. Castelo Branco

Decoração

Cinco pontos da região central vão ganhar decoração especial com grande iluminação e elementos típicos natalinos. Os pontos são: Prefeitura, Praça Carlos Gomes, Largo do Rosário, Catedral Metropolitana e rua 13 de maio.

Vila do Papai Noel

Entre os destaques do Natal de Campinas está a Vila do Papai Noel, no Largo do Rosário, com 550 metros quadrados de atrações. O espaço ficará aberto ao público todos os dias a partir do dia 29/11, com a chegada do Papai Noel, às 20h. O horário de visitação será das 10h às 22h - o Papai Noel vai ficar no local durante todo esse período. O dia 29/11 também será o dia da Black Friday, tradicional dia de promoções do comércio.

Parada de Natal

A grande Parada de Natal ocorrerá na avenida Francisco Glicério no dia 7/12, a partir das 19h. O espetáculo contará com mais de 1.500 participantes como atores, dançarinos e bailarinos. Participam escolas de dança, grupos culturais, folclóricos, entidades, consulados de países que têm representação em Campinas e bandas marciais. A parada também vai contar com carros alegóricos.

O evento conta com apoio de patrocinadores. Em 2023, o "Natal Caminhos dos Sonhos" encantou 122 mil pessoas nos shows de Natal, na parada da avenida Francisco Glicério e na Vila do Papai Noel.

Patrocinadores

  • Sanasa
  • Tauste
  • Hospital São Luiz
  • Recap
  • MRV
  • Hospital Vera Cruz
  • Luiz Monteiro
  • Antonio Andrade
  • Oba
  • CPN Márcio
  • THC
  • Azul Urban
  • EBM
  • Eletromidia

    Os vereadores Paulo Haddad e Jorge Schneider também indicaram verbas, por meio de emendas impositivas, para a infraestrutura do Natal.