Força-tarefa mobiliza Vila Nogueira e Parque São Quirino para oferecer escolarização

Uma força-tarefa, realizada em conjunto pela Fundação para a Educação Comunitária (Fumec), pela Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab), pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemefeja) Paulo Freire, buscará identificar pessoas analfabetas ou semianalfabetas entre a população da região do Parque São Quirino e da Vila Nogueira. O objetivo é ofertar cursos de alfabetização e de conclusão do ensino fundamental. A mobilização integrada tem como objetivo principal erradicar o analfabetismo em Campinas.

 

A Secretaria de Assistência Social, por meio de informações do Cadastro Único, realizará com a Cohab, o trabalho junto às famílias que foram beneficiadas com a regularização fundiária na região.

 

Os beneficiados terão acesso aos cursos de alfabetização (EJA Anos Iniciais) da Fumec  e de EJA Anos Finais do Ensino Fundamental, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Os interessados em qualificação profissional poderão se matricular nos cursos do Ceprocamp, bem como em outros programas de formação disponibilizados pela FUMEC.

 

Até o dia 30 de abril, diversas ações de busca ativa serão promovidas pelos órgãos participantes em conjunto com organizações do terceiro setor da região, visando melhorias na qualidade de vida e fortalecimento do desenvolvimento humano dessas famílias.  No próprio dia 30, haverá uma mobilização especial no CRAS Anhumas.

 

O gerente de EJA Anos Iniciais da FUMEC, José Batista de Carvalho Filho, juntamente com os parceiros envolvidos, avalia a possibilidade de abrir ou transferir uma turma de EJA Anos Iniciais para o espaço do CRAS Anhumas, caso haja demanda.