Fevereiro Violeta aposta em busca ativa na redução do número de analfabetos em Campinas

Image removed.A busca ativa por aqueles que ainda não são alfabetizados, a conscientização e o engajamento da população na tentativa de reduzir, cada vez mais, o número de pessoas privadas da oportunidade de frequentar uma sala de aula no município de Campinas, foram as principais metas apresentadas na manhã deste quinta-feira, 1º de fevereiro, pelo prefeito Dário Saadi, no lançamento da 11ª edição da Campanha Fevereiro Violeta, uma iniciativa da Prefeitura de Municipal de Campinas, por meio da Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME).

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de dezembro de 2023, Campinas tem 14.746 pessoas em alfabetização, o que representa 1,67% da população acima de 16 anos. Durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no CEU Estação Cidadania Cultura - Thaís Fernanda Ribeiro, na Vila Esperança, o prefeito Dário Saadi destacou a importância da busca ativa e do convencimento para levar à escola aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de se alfabetizar. “Posteriormente, é possível estender a escolarização para os cursos de qualificação profissional. A Educação é o melhor caminho para a melhoria de vida”, completou o prefeito.

Também participaram do evento o secretário adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti, representando o secretário José Tadeu Jorge, Leandro Carvalho de Oliveira, representando o diretor executivo da Fumec, Ary Pissinatto, o gerente de Educação de Jovens, Adultos e Idosos = EJA Anos Iniciais da Fumec, José Batista de Carvalho Filho,  os vereadores Carlinhos Camelô e Rubens Gás, o diretor de Relações Institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro, Padre Antonio Alves , da Paróquia São Marcos, além das diretoras Educacionais da Fumec Daniela Cristina de Menezes Cosso e Luciana Teston Sivalle.

Desafios e conquistas

O gerente de Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Fumec, José Batista de Carvalho Filho, reforçou a característica de inclusão social da alfabetização e a necessidade de convencimento para que as pessoas busquem as escolas. Padre Antonio Alves reafirmou a importância de campanhas como o Fevereiro Violeta, mas lembrou a necessidade de que cada um faça a sua parte. “o poder público está cumprindo o seu papel, mas precisamos nos engajar”, afirmou.

O secretário adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti, ratificou a alfabetização como um direito humano, comparando-a com saúde e habitação. “Alfabetizar é resgatar a dignidade humana.”

Os vereadores Carlinhos Camelô e Rubens Gás exaltaram o trabalho da Fumec na alfabetização de jovens, adultos e idosos e também na construção das 16 novas creches previstas para serem inauguradas em Campinas ainda este ano, além da valorização do ensino profissionalizante nos bairros com a construção de unidades do Ceprocamp. “A inserção no mercado de trabalho também é muito importante”, completou Rubens Gás. Paulo Brasileiro, da EPTV, reiterou o apoio à iniciativa. "Perseguimos o sonho de não haver ninguém que não saiba ler e escrever em Campinas", sentenciou.

Hoje à tarde, a mobilização pela busca ativa em Campinas será na Regional Leste da Fumec, localizada no Jardim Myriam. Amanhã, será a vez das Regionais Sudoeste (manhã), no DIC IV, e Noroeste (tarde), no Jardim Santa Clara. À noite, o evento será realizado da Regional Sul, que fica na Vila Georgina.

Para o encerramento da Campanha, no dia 29 de fevereiro, está prevista uma palestra com o velejador Amyr Klink, no auditório do Ceprocamp Centro.

EJA Anos Iniciais

Desde 2013, a Fumec atendeu aproximadamente 40 mil alunos na modalidade EJA Anos Iniciais. A campanha pela Busca Ativa foi iniciada em 2014. Para 2024, a Fumec dispõe de 104 classes, com a possibilidade de ampliação conforme as demandas.

Os cursos oferecidos para Jovens, Adultos e Idoso, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, são destinados a pessoas a partir de 15 anos, sem estudo ou com baixa escolaridade. O telefone para contato é (19) 3519-4300. O aluno recebe material didático, uniforme, alimentação e vale transporte (para aqueles que moram ou trabalham a mais de dois quilômetros da unidade escolar).

Aqueles que pretendem dar continuidade aos estudos podem procurar a Secretaria Municipal de Educação (SME), que oferece o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O telefone de contato é (19) 2515-7255. As informações sobre os cursos de educação profissional do Ceprocamp podem ser obtidas pelo telefone (19)  3731-3650.

250 Anos

O Fevereiro Violeta integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.   Saiba mais: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/