A segunda edição do Festival Volta às Aulas atraiu 6 mil pessoas, na tarde chuvosa deste sábado, 24 de fevereiro, à Estação Cultura. O evento começou com a apresentação da dupla musical infantil Palavra Cantada, que com seu repertório atraiu famílias com filhos, pais e amigos. Na sequência, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas encantou o público com concerto de músicas de cinema com projeções.
O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o programa Primeira Infância Campineira (PIC). O prefeito em exercício de Campinas, Wanderley de Almeida, prestigiou o evento.
Ele começou agradecendo a presença do público e as três crianças - Samira e seu irmão Artur e Dudu, que são representantes do Comitê da Primeira Infância Campineira. "O Comitê é uma aposta do governo Dário Saadi em olhar a cidade pelo o olhar da criança", disse. Ele também agradeceu os pais que incentivam as crianças a participar do Comitê. Samira, de 9 anos, disse que "Campinas é o lugar para ouvir a voz das crianças".
O prefeito em exercício também agradeceu a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Secretaria de Educação, à Câmara Municipal e o PIC. "É uma alegria ver a Estação Cultura lotada de famílias, de crianças, enche o coração de alegria de qualquer gestor por ver o clima, que energia positiva para o começo de um ano letivo".
Ele disse que o governo Dário Saadi vai investir R$ 2 bilhões na educação de Campinas. "Estamos construindo 16 creches ao mesmo tempo; investimos em contratação, em reformas nas nossas unidades, cobertura nas quadras; assinamos contrato com empresa para cuidar da jardinagem para a poda de árvore nas escolas".
Wanderley de Almeida destacou também a qualidade da merenda na rede municipal. "Nós servimos 300 mil refeições todos os dias. Isso é feito com muita qualidade." Também mencionou sobre a qualificação dos profissionais da rede de ensino municipal. "O prefeito investiu em concurso este ano, mas temos uma rede de professores qualificada, motivada, tudo isso preparado para nossas crianças nesse ano que começa".
O coordenador geral do PIC, Thiago Ferrari, disse que as crianças estarem no festival é um direito delas de ter acesso à cultura e à educação. "Nada mais simbólico do que o comitê que o governo abraçou desde o inicio".
Educação e Cultura
O secretário-adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti, ressaltou que o festival é um dia de brincadeira, de encontro, para celebrar a vida e o início do ano letivo. Ele disse que professores e diretores de escola estavam no local e agradeceu os pais e as mães que "ouviram o nosso chamado para estar aqui nesta tarde festiva e acolhedora".
O diretor pedagógico, Luciano Reis, disse que o festival já é uma data do calendário da cidade. "Que tenhamos um ano letivo de muita saúde e de muitas realizações".
O diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, destacou que a Estação Cultura é um grande espaço cultural que recebe orquestra, samba, hip hop e também tem lugar para cultura infantil de Campinas. "É muito legal ver na Estação Cultura famílias, todo mundo aproveitando". O diretor de Turismo, Eros Vizel, também prestigiou o evento.
A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou a união de forças das secretarias com a Educação e o PIC em promover o festival, que está em seu segundo ano. Ela também ressaltou a participação da Orquestra Sinfônica e convidou o público, principalmente as crianças, a apreciar e conhecer a Sinfônica, de perto e ao vivo.
Convite, aliás, aceito por Nilra Correa Santos, que foi ao festival por causa do seu filho Miguel, de 5 anos, acompanhada de sua irmã Niziane da Conceição Correa Santos, que levou a bebê Esmeralda de 4 meses e suas duas filhas, Júlia, de 10 e Amanda, 11. Todos foram ver, pela primeira vez, a Palavra Cantada ao vivo e também o concerto da Orquestra.
"É a primeira vez que vamos ver os dois shows ao vivo. Estamos muito felizes", disse Nilra. Ela e a irmã vieram para a Estação Cultura de ônibus que saiu do distrito do Ouro Verde, lotado de mães e filhos.
O concerto
O concerto da Sinfônica teve a regência do maestro Carlos Prazeres com arranjos de Tomaz Vital e a participação dos solistas Edu Falaschi (Angra), Joyce Martins e Stina Stia. O público ouviu clássicos como Star Wars Tema Principal; Três Homens e um conflito; Jurassic Park; Harry Potter; ET; Noviça Rebelde; Pantera Cor de Rosa; Tin Tin; Bela e a Fera; Rei Leão e Cavaleiros dos Zodíaco, entre outros.