Educação tem 1,5 mil cozinheiras para preparar 285,9 mil refeições ao dia para os alunos

Diariamente, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas serve 285,9 mil refeições para 170 mil estudantes das escolas municipais e estaduais. São alunos que estão matriculados desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Para dar conta do recado, entra em cena um time formado por 1.500 cozinheiras que tem a missão de levar à mesa um cardápio bastante diversificado e que, para isso, sempre está em busca de novidades.   Para mantê-las sempre atualizadas com o que há de mais novo na área da alimentação no ambiente escolar, frequentemente essas profissionais passam por cursos de formação. O primeiro deste ano, está marcado para começar nesta terça-feira, 23 de janeiro, e prossegue até a sexta, dia 26. Na capacitação, elas irão aprender um pouco mais sobre as boas práticas para os serviços de alimentação.   Durante o curso, as cozinheiras terão aulas sobre proteção individual, cuidados com a higiene e armazenamento de alimentos. Os encontros serão realizados durante quatro dias, nos períodos da manhã e tarde. Para as profissionais da empresa Verde Mais, as aulas serão no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, no Centro. Enquanto para as cozinheiras da Base Facilites, a formação será no Campus II da PUC-Campinas, no Jardim Ipaussurama.       Variedade   A alimentação escolar é composta por 15 cardápios diferentes, que atendem também os estudantes com intolerâncias e restrições alimentares. Neste último caso, as refeições são pautadas seguindo as orientações do médico do aluno.   A refeição dos estudantes é organizada levando em conta a permanência dos alunos na escola. Quanto mais tempo, mais refeições são servidas. Há escolas, como as de período integral, que oferecem o café da manhã, passando pelos lanches, até a última refeição (jantar), que é servida antes do aluno deixar a unidade.   A alimentação escolar de Campinas já foi premiada inúmeras vezes, como a melhor do Estado de São Paulo, em virtude da qualidade das frutas, legumes, carnes e outros itens que compõem os cardápios. Parte desses produtos são adquiridos por meio da agricultura familiar, por exemplo.    O Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade é desenvolvido por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Ceasa-Campinas, uma parceria que começou em 2002.