Educação lança projeto de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Um em cada sete bebês brasileiros é filho de mãe adolescente, ou seja, de jovens com até 19 anos de idade. Os números mostram que, por hora, nascem 44 bebês de mães adolescentes, sendo que duas delas têm idade entre 10 e 14 anos. Os dados pertencem ao Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc), do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como forma de prevenção e conscientização, a Secretaria Municipal de Educação lança nesta terça-feira, 7 de maio, o Projeto de “Prevenção da Gravidez na Adolescência”. O evento começa às 9h, no Teatro Bento Quirino, no Centro.

Destinado às equipes gestoras das escolas municipais, o projeto é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hemocentro da Unicamp. Durante o encontro, haverá palestras das médicas Andréa Campedelli, Maressa Steiner, da SMS e da coordenadora do Centro de Doenças Tromboembólicas (CDT) do Hemocentro, Joyce Maria Annichino.

O Projeto Gravidez na Adolescência integra uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Planejamento Estratégico, que tem a missão de construir ações perenes, que sejam de curto, médio e longo prazo.

O projeto

A partir do lançamento do projeto, a proposta é levar para as escolas um conjunto de ações que vão desde campanhas em redes sociais, vídeos educativos até formações com as profissionais da Saúde.

“A gravidez na adolescência é uma das grandes preocupações da Secretaria de Educação, assim como já temos uma ação voltada ao HPV e ao câncer de colo de útero, queremos fazer o mesmo com os nossos profissionais e alunos”, explicou Margarida Montejano, uma das coordenadoras do projeto.

As escolas interessadas em receber o projeto devem entrar em contato com o Núcleo de Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação, e agendar. O contato é sme.educidadania@educa.campinas.sp.gov.br .

A Secretaria de Educação tem 45 escolas de Ensino Fundamental e uma média de 18 mil alunos matriculados, na faixa etária de 6 a 14 anos, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, a partir dos 17 anos.

Serviço:

Lançamento do Projeto Prevenção a Gravidez na Adolescência

Local: Teatro Bento Quirino (Rua Luzitana, 1.505 – Centro)