Dez escolas municipais já receberam serviços de poda e extração de árvores

Um mês após a Secretaria de Educação de Campinas contratar uma empresa especializada em manejo e podas de árvores, além de serviços de jardinagem, dez escolas da rede municipal já receberam os serviços especializados.

Ao todo são 208 unidades e todas elas terão, com frequência, a visita destas equipes, além de 30 prédios administrativos da Secretaria de Educação. Ao todo, somam 13 equipes, que juntas têm 120 profissionais. O investimento é de R$ 44 milhões pelo prazo de 30 meses. 

"Há vários pedidos de gestores informando sobre a necessidade de fazer a poda ou até o corte das árvores em suas escolas. Começamos a atender os casos mais urgentes e em breve os trabalhos serão preventivos", explicou o secretário de Educação, José Tadeu Jorge. 

Nesta primeira etapa, foram escolhidas as escolas mais arborizadas e que precisavam de um cuidado redobrado. Por serem unidades grandes, há casos em que os profissionais passaram uma semana na mesma escola. As escolas municipais de Ensino Fundamental Júlio de Mesquita Filho, no Jardim São Vicente; Raul Pilla, no Jardim Flamboyant e o Centro de Educação Infantil (CEI) Artur Bernardes, na Vila Costa e Silva, já passaram pelo crivo da empresa de manejo, poda e jardinagem.
 

 

/sites/default/files/noticias/img-avulsa/jardinagem.jpg

 


Neste momento, as equipes estão na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Integral (Emefei) João Alves dos Santos, no Jardim Regina. A escola, que é uma das maiores da rede, com 560 alunos matriculados, enfrentou, no ano passado, problemas por conta da falta de manejo das árvores que já estavam condenadas e laudadas.

Durante um temporal, um raio caiu em uma dessas árvores, que estava seca, e a incendiou. O fogo se alastrou pelas raízes (debaixo do solo), por vários dias. Foi necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.  

​​​​​​​"A revitalização dos espaços verdes trouxe para a escola muito debate sobre o quão importante as árvores e espaços verdes são para nossa vida no geral. A João Alves é muito querida pela comunidade e todos quando vão descrevê-la relatam a beleza dos jardins e árvores. Cuidar deles agora tem sido um presente. Estamos todos muito felizes", disse a diretora Lilian Carvalho Lima.