Contagem regressiva: faltam 30 dias para Campinas completar 250 anos

A contagem regressiva está a 30 dias da celebração do aniversário da cidade. No dia 14 de julho, Campinas comemora seus 250 anos. Para marcar a data, a Prefeitura iniciou no dia 7 de novembro um calendário especial de 250 realizações - a data foi escolhida por representar 250 dias para o aniversário de 250 anos. A contagem regressiva começou no dia 7 de novembro de 2023, com a conclusão da primeira fase da requalificação do Centro de Convivência Cultural "Carlos Gomes". A entrega é simbólica já que o "Convivência" é um dos espaços culturais mais significativos para a cidade. A segunda fase da requalificação do local teve início no último mês de maio. Esta etapa inclui as novas instalações da luminotécnica, acústica, áudio e vídeo, instalações elétricas e cenotecnia.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/20240508124521-560503b0-la.jpg

Entre as 250 realizações dentro da programação das festividades dos 250 anos, foram concluídas obras nas diferentes áreas do poder público – saúde, educação, infraestrutura, cultura, esportes, lazer, saneamento, mobilidade urbana e outras.

No período de novembro de 2023 a junho de 2024, a Prefeitura entregou 10 Parcões – espaço criado para pets, onde os tutores podem levar seus cães para passear e brincar livremente com segurança. Neste período também foram entregues urbanizações e remodelações de 16 praças para propiciar momentos de lazer e convivência aos munícipes.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/Espa%C3%A7odoAmanh%C3%A3_DIC1_Rog%C3%A9rioCapela.jpg

Na área da saúde foi inaugurado o Centro de Especialidades Ondontológicas; o novo ambulatório de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial no Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, as novas sedes dos Centros de Saúde São Vicente, Sirius/Cosmos e São Cristóvão. Há outras importantes unidades com obras em andamento como o Craim – Centro de Referência de Assistência Integral da Mulher (Hospital da Mulher) e a reforma e ampliação do Pronto-socorro adulto também no Mário Gatti.

Já começaram a ser entregues também as 16 creches do programa "Espaço do Amanhã", um modelo inovador na educação, com 5 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos, em período integral. A Administração Municipal inaugurou as unidades do DIC I; Campo Florido II e Bosque das Palmeiras. Também foi finalizada a reforma da nova sede dos Centros Municipais de Educação de Jovens e Adultos (Cemefeja) Paulo Freire e Professor Sérgio Rossini. As duas unidades passaram a funcionar na mesma edificação, na rua Luzitana, no Centro, onde funcionava o antigo Colégio Batista.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/CentroEspecialidades%20Odontol%C3%B3gicas_Fernanda%20Sunega.jpg

Ainda dentro dos 250 dias para os 250 anos da cidade, também estão sendo entregues outras obras como reformas e construções de equipamentos públicos. Houve reformas dos sanitários na Ceasa, do Mercado Municipal e da Estação Cultura; climatização da sala de acervo e reforma elétrica do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC); cobertura da academia de musculação da Lagoa do Taquaral; construção da pista de skate em Sousas; construção de novos reservatórios e troca de rede de distribuição de água.

No quesito mobilidade e acessibilidade urbana, foi concluída a requalificação da avenida Campos Salles; mais de 70 quilômetros de vias receberam recapeamento asfáltico; foram entregues ciclovias e ciclofaixas; além da implantação de acessibilidade nos terminais de ônibus de Barão Geraldo e Padre Anchieta. Feita a entrega do viaduto da avenida Transamazônica sobre a avenida John Boyd Dunlop; da alça de acesso do viaduto que liga os bairros Jardim do Vovô e Pacaembu ao Jardim Garcia e Jardim Aurélia, entre outras.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/20240119134343-a50155d7-xl.jpg

Entregues ainda as obras de pavimentação e drenagem da CAM 127, em Joaquim Egídio; e da CAM 209, na região dos bairros Carlos Gomes, Gargantilha, Monte Belo 2 e Recanto dos Dourados. Pelo Programa Meu Bairro Bem Melhor 2, que prevê a pavimentação de mais de 50 quilômetros de  vias em 16 bairros da cidade, dentro da comemoração dos 250 anos, foram entregues a pavimentação dos bairros Jardim Itayu; Parque São Paulo e Jardim Itatinga; Satélite Íris; Parque dos Pomares; e várias outras obras de recapeamento e pavimentação por toda a cidade.

As entregas podem ser acompanhadas pelo site https://campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/20240513083528-4ce0b22d-xl.jpg

Mapa de obras

Nessa mesma sexta-feira, 14 de junho, a plataforma on-line do Programa de Ativação Econômica e Social (PAES), lançada há um ano, chegou a 250 realizações a serem entregues como presentes para a cidade. A última atualização da plataforma registra 250 obras - 178 concluídas e 72 em andamento. Os investimentos ultrapassam a cifra de R$ 1,51 bilhão.  Acessando o link https://obras.campinas.sp.gov.br/obras.php é possível verificar as obras de melhoria de cada região.