Ceprocamp registra aumento de 27,5% nos atendimentos de apoio psicológico no 1º semestre de 2024

O Serviço de Apoio Escolar (SAE) do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) registrou um aumento de 27,5% no número de alunos assistidos nos primeiros seis meses deste ano em comparação ao semestre anterior. No total, foram atendidos 185 alunos nos primeiros seis meses de 2024. 

 

O aumento na busca pelo Serviço de Apoio Escolar demonstra que os alunos estão cada vez mais conscientes da importância de procurar ajuda para melhorar sua qualidade de vida pessoal e acadêmica.

 

O número crescente de atendimentos vem sendo notado a cada semestre, desde a implantação do SAE em 2022. Segundo avaliação da equipe, mostra a importância deste serviço e de iniciativas de conscientização sobre saúde mental que levam os alunos a conhecer e buscar os serviços ofertados.

 

O SAE presta apoio aos alunos e funcionários em questões emocionais e pedagógicas até situações de vulnerabilidade social e dependência química. No último relatório elaborado pela instituição, foram identificadas 11 categorias de atendimento. No primeiro semestre deste ano, as que mais concentraram atendimentos foram as emocionais (31,7%) e pedagógicas (19,4%), seguidas por relações interpessoais e conflitos (16,7%).

 

Além disso, uma análise revelou que o curso de Técnico em Administração teve o maior número de alunos atendidos, com 42 casos, seguido pelo Técnico em Segurança do Trabalho, com 24 atendimentos.

 

Os dados reforçam a relevância do SAE no suporte aos alunos para promover um ambiente educacional saudável e acolhedor. De acordo com o Ceprocamp, os serviços de apoio psicológico e a sensibilização sobre a importância da saúde mental são essenciais para garantir que mais estudantes tenham suporte para superar desafios e prevenir crises.

 

 

Setembro Amarelo

 

O mês é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio por meio do “Setembro Amarelo”. As ações desenvolvidas na rotina pelo SAE atuam no sentido de promover o bem-estar dos alunos para além do suporte acadêmico. 

 

“Durante o mês de setembro, intensificamos nossas ações de conscientização, ressaltando a importância do diálogo aberto sobre saúde mental”, explica Davi Alves de Andrade, aluno de psicologia que atua nos atendimentos. Segundo ele, muitos estudantes enfrentam desafios que afetam não só o desempenho acadêmico, mas também a qualidade de vida, e é por isso que o serviço oferecido pela escola se faz importante. 

 

De acordo com a equipe do Serviço de Apoio Escolar, o objetivo do reforço das ações durante o Setembro Amarelo é oferecer um espaço de escuta e acolhimento. Davi ressalta que, ao apoiar a campanha, o Ceprocamp reforça o compromisso de ajudar os alunos a se sentirem ouvidos e a encontrarem caminhos para enfrentar suas dificuldades, promovendo a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental e buscar ajuda quando necessário.

 

O Serviço de Apoio Escolar (SAE) do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) registrou um aumento de 27,5% no número de alunos assistidos nos primeiros seis meses deste ano em comparação ao semestre anterior. No total, foram atendidos 185 alunos nos primeiros seis meses de 2024. 

 

O aumento na busca pelo Serviço de Apoio Escolar demonstra que os alunos estão cada vez mais conscientes da importância de procurar ajuda para melhorar sua qualidade de vida pessoal e acadêmica.

 

O número crescente de atendimentos vem sendo notado a cada semestre, desde a implantação do SAE em 2022. Segundo avaliação da equipe, mostra a importância deste serviço e de iniciativas de conscientização sobre saúde mental que levam os alunos a conhecer e buscar os serviços ofertados.

 

O SAE presta apoio aos alunos e funcionários em questões emocionais e pedagógicas até situações de vulnerabilidade social e dependência química. No último relatório elaborado pela instituição, foram identificadas 11 categorias de atendimento. No primeiro semestre deste ano, as que mais concentraram atendimentos foram as emocionais (31,7%) e pedagógicas (19,4%), seguidas por relações interpessoais e conflitos (16,7%).

 

Além disso, uma análise revelou que o curso de Técnico em Administração teve o maior número de alunos atendidos, com 42 casos, seguido pelo Técnico em Segurança do Trabalho, com 24 atendimentos.

 

Os dados reforçam a relevância do SAE no suporte aos alunos para promover um ambiente educacional saudável e acolhedor. De acordo com o Ceprocamp, os serviços de apoio psicológico e a sensibilização sobre a importância da saúde mental são essenciais para garantir que mais estudantes tenham suporte para superar desafios e prevenir crises.

 

 

Setembro Amarelo

 

O mês é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio por meio do “Setembro Amarelo”. As ações desenvolvidas na rotina pelo SAE atuam no sentido de promover o bem-estar dos alunos para além do suporte acadêmico. 

 

“Durante o mês de setembro, intensificamos nossas ações de conscientização, ressaltando a importância do diálogo aberto sobre saúde mental”, explica Davi Alves de Andrade, aluno de psicologia que atua nos atendimentos. Segundo ele, muitos estudantes enfrentam desafios que afetam não só o desempenho acadêmico, mas também a qualidade de vida, e é por isso que o serviço oferecido pela escola se faz importante. 

 

De acordo com a equipe do Serviço de Apoio Escolar, o objetivo do reforço das ações durante o Setembro Amarelo é oferecer um espaço de escuta e acolhimento. Davi ressalta que, ao apoiar a campanha, o Ceprocamp reforça o compromisso de ajudar os alunos a se sentirem ouvidos e a encontrarem caminhos para enfrentar suas dificuldades, promovendo a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental e buscar ajuda quando necessário.

 

O Serviço de Apoio Escolar (SAE) do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) registrou um aumento de 27,5% no número de alunos assistidos nos primeiros seis meses deste ano em comparação ao semestre anterior. No total, foram atendidos 185 alunos nos primeiros seis meses de 2024. 

 

O aumento na busca pelo Serviço de Apoio Escolar demonstra que os alunos estão cada vez mais conscientes da importância de procurar ajuda para melhorar sua qualidade de vida pessoal e acadêmica.

 

O número crescente de atendimentos vem sendo notado a cada semestre, desde a implantação do SAE em 2022. Segundo avaliação da equipe, mostra a importância deste serviço e de iniciativas de conscientização sobre saúde mental que levam os alunos a conhecer e buscar os serviços ofertados.

 

O SAE presta apoio aos alunos e funcionários em questões emocionais e pedagógicas até situações de vulnerabilidade social e dependência química. No último relatório elaborado pela instituição, foram identificadas 11 categorias de atendimento. No primeiro semestre deste ano, as que mais concentraram atendimentos foram as emocionais (31,7%) e pedagógicas (19,4%), seguidas por relações interpessoais e conflitos (16,7%).

 

Além disso, uma análise revelou que o curso de Técnico em Administração teve o maior número de alunos atendidos, com 42 casos, seguido pelo Técnico em Segurança do Trabalho, com 24 atendimentos.

 

Os dados reforçam a relevância do SAE no suporte aos alunos para promover um ambiente educacional saudável e acolhedor. De acordo com o Ceprocamp, os serviços de apoio psicológico e a sensibilização sobre a importância da saúde mental são essenciais para garantir que mais estudantes tenham suporte para superar desafios e prevenir crises.

 

 

Setembro Amarelo

 

O mês é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio por meio do “Setembro Amarelo”. As ações desenvolvidas na rotina pelo SAE atuam no sentido de promover o bem-estar dos alunos para além do suporte acadêmico. 

 

“Durante o mês de setembro, intensificamos nossas ações de conscientização, ressaltando a importância do diálogo aberto sobre saúde mental”, explica Davi Alves de Andrade, aluno de psicologia que atua nos atendimentos. Segundo ele, muitos estudantes enfrentam desafios que afetam não só o desempenho acadêmico, mas também a qualidade de vida, e é por isso que o serviço oferecido pela escola se faz importante. 

 

De acordo com a equipe do Serviço de Apoio Escolar, o objetivo do reforço das ações durante o Setembro Amarelo é oferecer um espaço de escuta e acolhimento. Davi ressalta que, ao apoiar a campanha, o Ceprocamp reforça o compromisso de ajudar os alunos a se sentirem ouvidos e a encontrarem caminhos para enfrentar suas dificuldades, promovendo a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental e buscar ajuda quando necessário.