Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC) traz novo conceito de integração para a cidade

O Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC) traz para o município um novo conceito de integração entre os órgãos de segurança pública, de proteção e defesa civil, de trânsito e mobilidade urbana e de situações de crises e emergências. O novo espaço foi inaugurado na noite desta quarta-feira, 3 de julho, na rua Afonso Pena, 1.380, Vila Nova São José, pelo prefeito Dário Saadi.

“Hoje temos a materialização do Centro Integrado, que representa a integração em um mesmo espaço físico da união do trabalho dessas forças de segurança e também, o que é muito importante, o monitoramento das escolas municipais. Aqui é uma central de inteligência, que vai cuidar da saúde, da segurança, do trânsito. Eu acredito no combate à criminalidade, ao crime organizado e isso a gente faz com a integração e inteligência nas ações. Este complexo é um presente que a cidade de Campinas recebe nestes seus 250 anos”, disse Dário.

O complexo reúne, em uma área de 4 mil metros quadrados, serviços das secretarias de Segurança Pública, Educação, Saúde, Transportes, Clima e Desenvolvimento Sustentável, Urbanismo, Guarda Municipal, Defesa Civil, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Serviços Técnicos Gerais (Setec), Sanasa e Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência. O local também teve a adesão das P olícias Militar, Civil e Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

O secretário municipal de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, reforçou a importância do trabalho integrado entre os órgãos municipais e as forças de segurança. “O CICC traz um alinhamento à doutrina nacional de integração das forças de segurança. Já existe no governo federal, no governo estadual e Campinas passa a ser a primeira cidade a ter um Centro Integrado de Comando e Controle”, destacou ele. “Os números mostram que Campinas reduziu em 30% o roubo de veículos do ano passado para este ano e este resultado é o fruto da integração das forças de segurança e agora, com o CICC, todo este trabalho será potencializado”, completou Biggi.

Neste conceito de integração, o CICC vai captar e centralizar informações sobre o município, facilitando a troca de dados entre os órgãos envolvidos e promovendo uma resposta mais rápida no atendimento à população. Assim, em casos de urgência e emergência, imediatamente se forma uma sala de crise, com representantes dos órgãos envolvidos na situação, para traçar estratégia e a tomada de decisões. A integração no mesmo espaço também vai facilitar ainda o planejamento e acompanhamento das ações entre os órgãos e contribuir com o uso racional e comum de recursos.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/i%20%2810%29.jpeg

Equipamentos

O novo centro integrado contará com duas salas de monitoramento, sendo uma delas exclusiva para o monitoramento de unidades escolares. Estas salas receberão imagens geradas por mais de 3 mil câmeras de vigilância, entre CFTV, leitores de placas de veículos e de parceiros do programa Monitora Campinas. Só para se ter uma comparação, em dezembro de 2020, a cidade contava com cerca de 600 câmeras de monitoramento.

No local, ficam também as centrais de atendimento do 153 da Guarda Municipal e 199 da Defesa Civil, o Centro de Comunicação da GM, a Central 192 do SAMU, além do Departamento de Regulação, Avaliação e Controles e a Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Coordenadoria de Alimentos da Secretaria de Saúde.

O endereço é Rua Afonso Pena, 1.380, na Vila Nova São José.

Participaram da cerimônia de inauguração do CICC, o secretário municipal de Saúde, Lair Zambon; o presidente da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, Sérgio Bisogni, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o vereador Major Jaime, representando a Câmara Municipal, e autoridades do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, promotores do Ministério Público e representantes da ABIN.

Image removed./sites/default/files/noticias/img-avulsa/20240703194403-ca5161e6-xl.jpg

Lei

O Centro Integrado de Controle e Comando de Campinas foi criado pela Lei Complementar nº 480, de 20 de junho de 2024 e está vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública. O centro substitui a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp).

Novas armas

Durante o evento de inauguração, o prefeito Dário Saadi assinou a autorização de compra de novos armamentos para equipar a Guarda Municipal. São 20 fuzis e 16 carabinas.