A equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas) realizou testes de novas receitas que vão compor o cardápio das escolas a partir de janeiro de 2025. Das 10 receitas selecionadas, seis foram aprovadas nas escolas pelas crianças e vão compor o cardápio do ano que vem. Entre elas, o bolo de cenoura com maçã, o inhaminho de manga e de morango, a torta de beterraba com frango, e o smoothie de cenoura, laranja e banana.
“Um dos desafios para os nutricionistas da Alimentação Escolar é garantir que as preparações culinárias e bebidas não contenham açúcar, mel ou adoçantes para crianças até três anos de idade, e ao mesmo tempo, que as preparações tenham boa aceitação pelos alunos”, destaca a nutricionista Camila Porto.
Segundo a nutricionista, os testes aconteceram ao longo do mês de outubro, na cozinha experimental do Departamento de Alimentação Escolar na Ceasa Campinas. Participaram do processo 30 nutricionistas da Ceasa e a comissão de cardápio, composta por Adriana Oliveira, Camila Porto, Patrícia Negro, Fábio Leite, Ester Ribeiro e Eduarda Mazziero.
A ação cumpre as exigências alimentares especiais e a resolução publicada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 6 de maio de 2020, que atualizou as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, garantindo um cardápio mais saudável.
O Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas distribui diariamente 293 mil refeições, cerca de 21 toneladas de alimentos, para abastecer 547 pontos na cidade. São atendidas escolas municipais, estaduais, núcleos assistenciais, entidades de educação infantil, Escolas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), creches Bem Querer e Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), que são destinadas ao ensino de jovens adultos.