Videogame ensina história de Campinas para alunos da rede municipal

Alunos do 8º ano da Escola Municipal de Educação Integral "Raul Pila", no Jardim Flamboyant, estão aprendendo a história de Campinas por meio de um jogo de videogame. O primeiro contato da turma com a plataforma “Gamificação da Arte e da História em Museus: Acessibilidade e Interatividade” foi na na tarde desta quinta-feira, 29 de junho. E as impressões foram as melhores.     A estudante Thauany Ferrazati, de 13 anos, que tem o hábito de jogar games, ficou bastante empolgada com a novidade que chegou à escola. “É uma forma diferente de estudar e nos dá um incentivo. Mostra que estudar pode ser divertido”, disse a aluna.     O game foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Museu da Cidade e o Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A plataforma traz conteúdos relacionados às obras e histórias do Museu da Cidade, tais como, o Brasão de Campinas, imagem do músico Carlos Gomes, instrumentos musicais populares, arte indígena e artefatos arqueológicos.     “A nossa proposta é levar os alunos de escola pública a conhecer os elementos que têm nos museus da cidade. É um conteúdo pedagógico que pode ser trabalhado antes de o estudante ir ao museu e ser reforçado após a visita”, explicou a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unicamp, Selma Machado Simão.     Além do game, a proposta conta com fichas educativas em que o professor pode trabalhar o conteúdo de forma interdisciplinar. “Com essa plataforma os alunos aprendem História brincando. “Com essa plataforma, os alunos aprendem História brincando. E poder dialogar com os jovens usando a mesma linguagem é muito interessante”, afirmou a assessora técnica dos museus de Campinas, Adriana Barão.     Segundo o secretário adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti, a intenção é levar o jogo para outras escolas da rede municipal. Ele acompanhou a apresentação do jogo para os alunos da Escola Municipal de Educação Integral "Raul Pila" nesta quinta-feira.