Unidades móveis da Fumec ganham novos usos para educação infantil e EJA

As Unidades Móveis da Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), mais conhecidas como Carretas da Educação, originalmente idealizadas e destinadas a levar educação profissional para os bairros mais distantes do Centro de Campinas, passaram a ganhar novos usos com o atendimento a projetos pedagógicos para a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesses casos, a utilização das carretas fica restrita aos intervalos dos cursos de qualificação profissional promovidos pelo Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp). “Existem momentos em que os equipamentos não são utilizados e decidimos, conjuntamente com as outras equipes pedagógicas, oferecer a possibilidade de desenvolver outros projetos”, explica Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp.   O Projeto Cinema na Carreta, desenvolvido em parceria com a Fundação Douglas Andreani, começou no primeiro semestre de 2023. “Tendo em vista que a carreta está ocupando parte do estacionamento da escola, tivemos a ideia de apresentar a proposta para que fosse utilizada para atividades pedagógicas das crianças, durante do dia, em momentos em que os cursos não estivessem ocorrendo os cursos de qualificação profissional”, acrescenta Andréa.   Viviane Krepk, administradora da Fundação, comemora o sucesso da parceria. “É inegável a curiosidade das crianças sobre enorme veículo dentro da escola. Além disso, estamos localizados no Jardim Monte Cristo, uma área de vulnerabilidade social, em que muitas crianças jamais tiveram oportunidade de ir ao cinema. O primeiro semestre foi um sucesso e vamos estender o projeto para este segundo semestre”.   A Fundação Douglas Andreani atende 530 crianças entre 0 e 5 anos. “Dessas 390, com idades entre 3 e 5 anos, vivenciam a oportunidade de assistir a filmes pré-selecionados pelas professoras, como parte do projeto pedagógico”, conta Viviane. Para o segundo semestre, há datas e cronograma agendados até dezembro, às segundas-feiras pela manhã e às quartas-feiras à tarde “A atividade audiovisual é fundamental nessa faixa etária porque desenvolve habilidades de percepção sensorial e visual extremamente relevantes”, acrescenta.   EJA na tecnologia   No período noturno, na mesma escola, 15 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idades a partir de 15 anos, inscritos no Programa Consolidando a Escolaridade têm a oportunidade de usufruir da tecnologia oferecida pelas carretas. “É um público bastante diversificado, que possui certificação no Ensino Fundamental Anos Finais ou no Ensino Médio, mas que está há algum tempo sem frequentar a escola. O objetivo do programa é resgatar alguns conteúdos de ensino das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, a fim de superar alguma defasagem no processo de ensino-aprendizagem e dar continuidade aos estudos, ou acessar ao mundo do trabalho”, afirma José Batista de Carvalho Filho, Gestor dos Programas de Educação de Jovens e Adultos (GPEJA).   Na opinião da diretora da escola, Joyce Mirella Lacki, os recursos tecnológicos disponíveis nas carretas proporcionaram um ganho enorme para a equipe pedagógica. “As estratégias de trabalho foram se abrindo e o ganho para os alunos é imensurável”, avalia. A diretora acrescenta que os professores conseguem fazer um trabalho e interdisciplinar, garantindo que a educação escolar se aproxime da educação para a vida. “Nessa filosofia, fica mais fácil trabalhar as dificuldades, com o objetivo de minimizá-las”, aponta. O diretor executivo da Fumec, Ary James Pissinatto, destaca também a otimização e o bom uso dos recursos públicos. “Não podemos deixar nenhuma aquisição ociosa”, argumenta.    Carretas    As três unidades móveis de Campinas estão localizadas na Vila Padre Anchieta, no Jardim Monte Cristo (Oziel) e no DIC V (Praça da Juventude), com capacidade para atendimento de 38 alunos por turma, ar-condicionado, um notebook para cada aluno e tela interativa (lousa digital). Hoje, atendem regularmente 374 alunos para cursos de qualificação profissional. Estão matriculados na Fumec-Ceprocamp cerca de 4,5 mil alunos, divididos em ensino técnico, qualificação profissional e EJA.