Sistema integrará bibliotecas das escolas municipais de Campinas

As 45 escolas de Ensino Fundamental (Emefs) do município serão integradas a um sistema próprio, denominado Rebeca (Rede de Bibliotecas Escolares). Para viabilizar o projeto foram contratados, por meio de concurso público, nove bibliotecários que já estão trabalhando nas escolas. O objetivo é aliar a tecnologia com recursos humanos para incentivar a leitura e, consequentemente, oferecer aos alunos um olhar mais crítico sobre as questões do mundo.     Para a instalação do novo sistema, os bibliotecários fizeram um plano de ação que inclui desde a padronização dos acervos até a inclusão de todas as bibliotecas e os respectivos bibliotecários das escolas municipais. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a empresa Informática de Municípios Associados (IMA).     Nesta fase de implantação da rede, os bibliotecários já estão catalogando o acervo no sistema Koha, programa de código aberto, utilizado em todo o mundo e que será a base para implantar o sistema Rebeca. Com a Rede, todas as escolas saberão quais e quantos livros têm em cada unidade, facilitando assim a localização, acesso e troca entre as escolas.     Os bibliotecários também terão a missão de desenvolver projetos que estimulem a leitura. A bibliotecária Josemara Aparecida de Moraes, recém chegada à Rede, está coordenando os trabalhos e ressaltou o quanto os profissionais estão focados e animados com o desafio. “Poderemos contribuir, por meio da leitura, com a formação de cidadãos mais críticos e bem informados. Serão crianças, jovens e adultos mais bem preparados para lidarem com questões como: fake news, diversidade, política, entre outros temas”, comentou.     A Rede de Bibliotecas já chegou a seis escolas de Ensino Fundamental. São elas: João Alves dos Santos, na Vila Regina, Maria Luiza Pompeu de Camargo, no Jardim São Gabriel, General Humberto de Alencar Castelo Branco, no Jardim Nova Europa, Professora Clotilde Barraquet von Zuben, no Jardim Florence, Professor Zeferino Vaz (Caic), na Vila União e na Carmelina de Castro Rinco, no Jardim Cristina.     A vice-diretora da Emef João Alves dos Santos, Lilian Carvalho Lima, falou sobre a importância da chegada dos bibliotecários nas escolas: “é primordial um profissional na biblioteca para objetivar as buscas e ampliar as possibilidades de leitura dos alunos”.