A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), por meio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental, promoveu na manhã desta quarta-feira, 23 de agosto, na Estação Ambiental de Joaquim Egídio, a terceira oficina do curso de capacitação para professores da rede municipal de ensino sobre Formação de Hortas e Pomares Escolares.
O curso, que terá 16 encontros com mais de 50 horas de aulas práticas e teóricas, é resultado de uma parceria entre a SVDS e a Secretaria Municipal de Educação, além da presença do Programa Memória e Identidade: Promoção da Igualdade na Diversidade na Rede Municipal de Campinas, e tem, entre os objetivos, multiplicar a cultura da alimentação saudável e dar as ferramentas para que os professores possam desenvolver o projeto nas unidades escolares. Visa também apresentar e promover reflexão sobre o contexto socioambiental da Região Metropolitana de Campinas (RMC) . Trinta professores estão inscritos nesta primeira turma.
O secretário do Verde, Rogério Menezes, um dos palestrantes de hoje, contextualizou o tema apresentando aos educadores um panorama geral sobre as áreas verdes e os recursos hídricos de Campinas e da RMC. Falou também da importância da educação ambiental para a implementação de ações duradouras de preservação ambiental.
Prática
Nas aulas práticas, os professores aprenderão técnicas de plantio de verduras, legumes e hortaliças em atividades que serão desenvolvidas em sítios e fazendas do distrito de Joaquim Egídio, onde os cultivos já são realizados.
“Entendemos que capacitando os professores nós teremos um projeto mais duradouro, a longo prazo, multiplicando a cultura da alimentação saudável e contando também com uma alternativa aos desafios da segurança alimentar. E, igualmente importante, os alunos levam esse conhecimento pra casa”, diz o coordenador de Projetos e Educação Ambiental, Amandi Buzon Rodelli.
Rede estadual
A rede estadual também participa do projeto de Formação de Hortas e Pomares Escolares.
Por meio da parceria das diretorias de Ensino Leste e Oeste com a SVDS, já são mais de 100 professores que passaram pelo curso de capacitação e já estão desenvolvendo hortas nas escolas.
“Isso tudo é muito positivo, as escolas podem desenvolver seus projetos com mais conhecimento e isso ajuda não só no aprendizado do cultivo, como também na questão da segurança alimentar, porque os estudantes também podem consumir o produto, degustar e levar para as suas casas”, avalia Rodelli.