Secretaria de Educação abre cadastro para vagas em creche

A Secretaria Municipal de Educação abre nesta segunda-feira, 4 de setembro, o cadastro para intenção de vagas na Educação Infantil em 2024. O cadastro também é necessário para os alunos que estão matriculados na rede privada e desejam se transferir para uma creche da rede municipal. As inscrições terminam no dia 20 de outubro.

Os pais ou responsáveis por crianças menores de seis anos podem fazer o cadastro de duas formas: online, por meio do endereço eletrônico precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br ou, presencialmente, em uma escola de Educação Infantil municipal ou unidade colaboradora conveniada à Secretaria Municipal de Educação. O cadastro é uma etapa obrigatória antes da efetivação da matrícula.

Para fazer o cadastro são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança (original), documento com foto do responsável legal, comprovante de endereço (preferencialmente a conta de água), Cartão do NIS para os que são beneficiários do programa Bolsa Família.

A lista com os nomes das escolas de Educação Infantil municipal ou das unidades colaboradoras pode ser consultada por meio do site mapainfantil.campinas.sp.gov.br. Nele, é possível fazer a pesquisa das escolas por bairros, endereços e também encontrar o telefone e e-mail de cada uma delas.

Cadastro

Apesar de não ser uma garantia de vaga, o cadastro permite que a criança receba uma classificação em uma das 163 escolas municipais de Educação Infantil ou das 44 entidades colaboradoras.

As vagas serão preenchidas de acordo com a disponibilidade e considerando a classificação dos interessados. Ela obedece a critérios como: inserção no Programa Bolsa Família, situação de vulnerabilidade, entre outros.

Rematrícula

Os alunos que já estão matriculados em uma escola da rede municipal não precisam fazer o cadastro. A rematrícula é automática.

As crianças que completarem quatro anos até março do próximo ano são obrigadas, por lei, a estar matriculadas na pré-escola.

A Secretaria de Educação tem 163 unidades de Educação Infantil e 44 escolas colaboradoras. Estão matriculados na rede municipal 44, 6 mil crianças com idade de 0 a 5 anos.

Espaço do Amanhã

Neste momento, estão em desenvolvimento as obras das 16 creches do Programa Espaço do Amanhã. O objetivo é diminuir o déficit de vagas na Educação Infantil, para crianças com idade de 0 a 3 anos, que hoje está em 4,5 mil vagas. Com as novas unidades educacionais, o número de vagas na Educação Infantil municipal será ampliado em mais de 5 mil vagas. O Programa Espaço do Amanhã terá um investimento de R$ 144 milhões, que serão viabilizados com recursos da Prefeitura.

As creches estão sendo construídas nos bairros Jardim do lago II, Residencial Cosmos, Dic I, Parque Itajaí, Jardim Santa Rosa (Residencial Cittá), Residencial Campo Florido II, São Luiz, Dic IV, Vila Olímpia, Distrito do Ouro Verde, Jardim São Bento, Parque dos Pomares, Jardim Santa Terezinha, Jardim Fernanda, Bosque das Palmeiras e distrito do Campo Grande.