Rede Protetiva de Campinas auxilia mulher a romper ciclo de violência

Os instrumentos disponíveis no município de Campinas para auxiliar as mulheres a romperem o ciclo de violência ao qual, muitas vezes, são submetidas foram o fio condutor da palestra  Rede Protetiva de Campinas, realizada ontem no auditório do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) Centro, dentro da programação da campanha Agosto Lilás, cujo tema este ano é “Você não está sozinha. Nós estamos aqui para te apoiar”. O evento também marca os 17 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006.       Com um público de mais de 150 pessoas, o evento contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, da gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp, Andréa Jaconi, da Superintendente da Guarda Municipal de Campinas (GMC), Cristina Borin, da coordenadora de Políticas para as Mulheres, Grazielle Coutinho Moreno, da responsável pela Casa Abrigo da Mulher SARA-M, Ana Claudia Amaral Mendes, e da representante da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Camila Garrido Pereira.       A secretária Vandecleya Moro reforçou as ações do município de Campinas que visam fortalecer a mulher, principalmente aquela que é vítima de violência. “Se fortalecermos as mulheres, fortalecemos também a sociedade”, declarou a secretária.       Para Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp, é também papel da escola discutir as questões de violência. “Temos 66% de mulheres matriculadas na escola, além de orientar as que procuram ajuda através do nosso Serviço de Apoio Escolar (SAE)”, afirmou.       Entre os serviços disponíveis, foram citados o Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Feira de Mulheres Empreendedoras, o Renda Campinas, os auxílios Natalidade, Moradia e Transporte e o Abrigo Sara-M, todos ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.       Também houve esclarecimentos sobre o Programa Guarda Amigo da Mulher (Gama) e a Sala Lilás, da Guarda Municipal de Campinas. Cristina Borin, superintendente da GMC e responsável pelo Gama, explicou que, algumas vezes, a mulher tem dificuldade em perceber que está sendo submetida a algum tipo de violência e que desconhecem que podem solicitar uma Medida Protetiva de Urgência, se necessário. “Hoje, temos 144 mulheres assistidas dentro do Programa”, disse. o canal de denúncias e pedido de ajuda da GMC é o 153.       A responsável pela Casa Abrigo SARA-M, Ana Cláudia Amaral Mendes, destacou que a ruptura do ciclo de violência pode exigir que a mulher se afaste de casa. “Começar do zero é difícil, mas a Casa Abrigo está aberta para o acolhimento”, garantiu. Foram fornecidas orientações às mulheres que buscam recolocação profissional ou que desejam empreender.        Camila Garrido, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, explicou que o CPAT é um aliado em busca de emprego. “O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas pode encaminhar as mulheres para uma vaga formar de emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou com orientações para aquelas que desejam empreender”.       A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Grazielle Coutinho Moreno, esclareceu o papel do Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo) na política de enfrentamento à violência doméstica. “As mulheres que nos procuram sempre dizem que se sentem sozinhas. Queremos que elas acreditem e confiem que há uma rede de proteção pronta para auxiliá-las a enfrentar não só a violência física, mas também a psicológica, a moral, a sexual e a patrimonial”, completou.       Campanha Agosto Lilás    A Campanha Agosto Lilás – “Você não está sozinha. Nós estamos aqui para te apoiar” continua com eventos até o final do mês. Além disso, Prefeitura de Campinas reúne um conjunto de serviços e profissionais capacitados para auxiliar no rompimento do ciclo de violência.       O mês de agosto e a campanha Agosto Lilás reforçam o compromisso no combate à violência, esclarecendo quais as ferramentas disponíveis para que isso ocorra. Mais informações e a programação estão disponíveis no link https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/agostolilas/.