Uma ótima notícia para o Dia do Professor, comemorado neste domingo, 15 de outubro. Um professor da rede municipal de Campinas está entre os nove vencedores da 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10, um dos principais prêmios de Educação do Brasil.
Rodrigo Tetsuo Hirai, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza Pompeu de Camargo, no Jardim São Gabriel, foi um dos selecionados entre 2,6 mil projetos inscritos de todo o país. Na última sexta-feira, 13, ele recebeu a visita do prefeito Dário Saadi, que foi cumprimentá-lo pessoalmente.
"Neste dia, quero fazer uma homenagem a todos os professores, em especial para os da rede municipal de Campinas. Parabéns ao professor Rodrigo, que ele possa continuar brilhando e colocando a educação de Campinas lá no topo", disse Dário.
Neste ano, o Prêmio Educador Nota 10 enaltece boas práticas de aprendizagem, nas categorias Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade e Direitos Humanos. O Prêmio é uma correalização do Instituto Somos, uma entidade sem fins lucrativos mantida pela Somos Educação, com a Fundação Victor Civita.
O projeto feito por Rodrigo Tetsuo Hirai, "Os brinquedos antigos e os dias atuais", foi inscrito na categoria Direitos Humanos e tem como enfoque a reflexão sobre as diferenças entre os brinquedos antigos e os atuais, a partir do pião de madeira. O trabalho ganhou destaque pelo Comitê Avaliador graças ao potencial socioeducativo de discutir o tema do consumismo de forma lúdica.
O trabalho se iniciou com uma pesquisa feita com os alunos de 4° ano através da brincadeira com pião de madeira. Tais vivências resultaram em uma sensação de frustração em virtude da dificuldade de lançá-los. O professor então apresentou discussões sobre o consumo de brinquedos, com o uso do filme "Criança, a Alma do Negócio", para conscientizar os alunos sobre novas opções de brincadeiras por métodos e ferramentas diferentes.
Dessa forma, o professor Rodrigo desafiou os alunos a produzirem o seu próprio pião. Isso levou à descoberta de que, para alguns deles, construir o próprio brinquedo foi tão ou mais divertido do que a própria brincadeira.
Há cinco anos, Rodrigo Hirai já havia concorrido no Prêmio Educador Nota 10 com um projeto para o ciclo 1, do ensino fundamental, com o enfoque de ensinar os alunos a andar de bicicleta. Após uma autocritica compreendeu o que faltava no trabalho e a partir dessa experiencia se dispôs a aperfeiçoar os seus projetos.
"O reconhecimento de nosso projeto nos traz confiança para prosseguir com o trabalho. Saber que foi bem avaliado em uma premiação com essa dimensão nos traz essa indicação, de estarmos caminhando em uma direção promissora", disse.