Prefeitura implanta tecnologia para agilizar processos de engenharia e urbanismo

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, prestigiou na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, no Salão Vermelho, a aula inaugural do treinamento para uso, pelos servidores municipais, das ferramentas BIM - Building Information Modeling (modelagem da informação da construção), que desenvolvem virtualmente o que será feito pelos projetos de engenharia e arquitetura no mundo real.   O curso é voltado a aproximadamente 120 servidores que trabalham com análise, desenvolvimento e aprovação de projetos nas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Urbanismo; Infraestrutura; Serviços Públicos; Finanças, Habitação, Educação; Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e Cultura.   O prefeito falou da importância do aprendizado para os servidores e de quanto a tecnologia vai agilizar os projetos da Administração. "No começo, é normal resistirmos um pouco às novas tecnologias, mas o fato é que essas ferramentas vão agilizar os projetos, que é um gargalo que nós temos, nós estamos com mais de 105 obras em andamento, com R$ 1 bilhão de investimento, e foi um esforço imenso, porque os projetos executivos, muitos foram feitos por nossos técnicos, muitos foram comprados por licitação, e hoje nós estamos com esse volume imenso de obras nas ruas", destacou Dário.   Ferramenta   A Prefeitura, por meio do Departamento de Informatização (Deinfo), da Secretaria de Chefia de Governo, assinou 59 licenças, por três anos, de um conjunto de 18 programas de arquitetura, engenharia e construção. Também foram adquiridas 25 licenças de três softwares de gerenciamento de projetos. O investimento foi de R$ 2.575.800,00.   As três principais ferramentas são a Revit - Arquitetura; Civil 3D - infraestrutura Urbana e Infraworks - infraestrutura Urbana. O sistema está disponível desde o início deste semestre. A ferramenta já começou a ser usada em fase experimental pelas secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e da Educação.   As ferramentas permitem desenvolver virtualmente o que será feito no mundo real, compatibilizando projetos como os de redes hidráulica e elétrica, por exemplo. Também otimizam a fase de orçamento, já que facilita o levantamento quantitativo e de valores de cada item, além de favorecer a maior integração entre as fases dos diferentes projetos e áreas.   Entre os benefícios do uso das ferramentas Bim estão maior facilidade na geração de relatórios, produção de análises mais qualitativas e agilidade na aprovação de projetos submetidos à Prefeitura.   O governo federal já estabelece a utilização do Bim na execução de obras e serviços de engenharia realizados pelos órgãos e entidades da administração pública federal, bem como a nova lei de licitações já pede que os projetos sejam feitos preferencialmente na metodologia. A tendência é que o governo do Estado passe a ter essa exigência.   Cerimônia   Além da presença do prefeito Dário Saadi, a aula inaugural no Salão Vermelho contou com a participação do diretor do Deinfo, Rogério Rodrigues Amarante; da secretária de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho; do secretário de Infraestrutura, José Carlos Barreiro e do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini. O diretor de negócios de engenharia e design da AX4B, Eduardo Lazuri, representou a empresa que vai ministrar o treinamento.