Prefeito participa de reunião do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses e Zoonoses

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na manhã desta terça-feira, 11 de julho, da segunda reunião do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses e Zoonoses.      O novo comitê é uma ampliação do trabalho do grupo de arboviroses, que existe desde 2015, e faz parte das medidas de reforço do enfrentamento à febre maculosa anunciadas pelo prefeito em junho.       Dário Saadi fez a abertura da reunião e ressaltou a importância do empenho de todas as secretarias participantes. “Essa questão da maculosa permeia toda a gestão pública. Não pode ser tratada como política setorial. A intersetorialidade é fundamental”, afirmou.      Durante o encontro foram a apresentadas as situações epidemiológicas da dengue, zika, chikungunya e febre maculosa. Do início do ano até o último dia 7, Campinas registrou 9.537 casos confirmados de dengue. Duas pessoas morreram. No mesmo período foram confirmados 10 casos de chikungunya (um autóctone e 9 importados).     Sobre a febre maculosa, neste ano, foram quatro casos em moradores do município, sendo que três pessoas morreram.     Comitê   O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses e Zoonoses reúne 14 secretarias: Secretarias Municipais de Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.     Também participam a Defesa Civil, o Serviço 156, a Rede Mário Gatti e a Sanasa. O comitê planeja continuamente as atividades de combate às arboviroses e zoonoses em Campinas depois de análise epidemiológica.