Prefeito lança programa para formação esportiva de estudantes

O prefeito Dário Saadi lançou o programa “Escola de Esportes”, na tarde desta terça-feira, dia 23 novembro, na Sala Azul, do Paço Municipal. O programa, inusitado, é o resultado da convergência de esforços das Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, direcionado aos alunos de escolas públicas Municipais de Campinas. A iniciativa integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas   O “Escola de Esportes” é um programa de formação esportiva para estudantes do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) da rede Pública Municipal de Campinas em espaços escolares ou anexos às escolas e sua idealização é o resultado de estudos feitos de forma conjunta entre as secretarias de Educação e de Esportes e Lazer.   “O programa é muito importante porque existe uma sinergia fantástica entre a Educação e o Esporte, fundamental na formação dos jovens. Permite a descoberta de valores, do comprometimento, aprendizado de vida e no seguimento esportivo, “afirmou o prefeito Dário, que acrescentou: “Cobrimos quadras de escolas e a meta agora é a troca de telhados, o que vai facilitar o programa, mas principalmente proporcionará o bem estar do aluno”, ressaltou.     Programa inserido no projeto pedagógico   O objetivo do programa é oferecer aos alunos experiências e desenvolvimento por meio da prática de modalidades esportivas diversas. O programa está inserido no projeto pedagógico das Escolas Municipais e a adesão é voluntária   O secretário de Educação Tadeu Jorge projetou que o futuro da educação passa obrigatoriamente pela Escola de Educação Integral e a implementação do “Escola de Esportes” é o início da transformação:” O programa contempla as duas partes em benefício do aluno, amplia o conhecimento por meio da educação e do esporte. Na Escola de Educação Integral é necessário cultura, artes e o esporte também é indispensável. É produção de consciência, inclusão e respeito’, reforçou.     Modalidades e horários   Ao optar por participar do programa, as escolas escolherão as modalidades e horários, de acordo com a disponibilidade do espaço físico da unidade de ensino. As aulas serão realizadas nos espaços esportivos da própria escola ou em equipamentos da secretaria de Esportes e Lazer próximos as mesmas com fornecimento de transporte caso seja necessário. Campinas conta hoje com aproximadamente 45 Escolas Municipais de ensino fundamental e de jovens e adultos, sendo que, numa consulta preliminar, 50% delas já demonstraram interesse em participar do programa “Escola de Esportes”.   A escolha das modalidades esportivas ficará a cargo do diretor e das coordenadorias de cada unidade. Os materiais utilizados nas aulas serão de responsabilidade da OSC (Organização da Sociedade Civil) que executará o trabalho junto aos alunos, após a seleção feita por meio de edital de Chamamento Público.   Para o secretário de Esportes e Lazer Fernando Vanin, o “Escola de Esportes” é um avanço com grande possibilidade de fortalecimento a cada ano, porque vai atuar em harmonia, interagindo de maneira organizada:” A intersetorialidade entre as duas secretarias abre uma perspectiva de mudanças bastante promissoras. Da maneira que o programa foi elaborado, é possível uma capacitação esportiva mais intensa, proporcionado pelas OSCs de excelência que temos na cidade. Além disso, projetos do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (FIEC), Bolsa Esporte Municipal e ações como a OlimPIC (Olimpíada da Primeira Infância Campineira), poderão consolidar uma política pública esportiva muito forte”, concluiu.     Importância das práticas esportivas   As práticas esportivas promovem relação extraescolar, incentivam a cidadania, auxiliam no combate a obesidade infantil e proporcionam aos jovens qualidade de vida com melhor saúde física e mental.   Ao participar regularmente do programa, além do estímulo ao hábito da atividade física, o aluno interage melhor na área social, o que acaba reduzindo a evasão escolar e ao mesmo tempo melhorando o rendimento escolar.   A cerimônia de lançamento do programa “Escola de Esportes” contou também com a presença da professora Bia Passos (responsável pela apresentação do programa), da diretora da equipe Unimed Campinas Basquete Karla Costa, representantes das secretarias de Educação, Esportes e Lazer, dirigentes de OSCs, e os vereadores Eduardo Magoga, Carlinhos Camelô e Jair da Farmácia.