Prefeito autoriza a construção de duas creches na região Norte de Campinas

O prefeito Dário Saadi esteve na manhã desta quinta-feira, 16 de março, nos bairros Campo Florido e Vila Olímpia, ambos na região Norte de Campinas, onde autorizou o início das obras de construção de duas creches. Desde o último dia 4, o chefe do Executivo está visitando bairros da cidade com o intuito de dar início às obras. Até o momento, ele já assinou sete autorizações.    “Apesar de a fila por vaga em creche em Campinas ser dinâmica, meu compromisso é tentar zerá-la. Essas unidades que estamos construindo conseguem atender às 4,5 mil crianças que hoje estão aguardando por uma vaga”, disse o prefeito.    Essas creches integram o Programa Espaço do Amanhã, que vai construir, simultaneamente, 16 centros de educação infantil. Cada unidade atenderá 320 crianças, com idades de 0 a 5 anos, nos períodos integral e parcial. A expectativa é de que as escolas comecem a funcionar no primeiro semestre do ano que vem.    “Essas obras estão distribuídas geograficamente por toda a cidade. E não é apenas na área da Educação que estão sendo liberadas ordens de serviços. Há nas áreas de pavimentação, saúde e outras”, contou o vice-prefeito e Secretário Municipal de Relações Institucionais, Wanderlei de Almeida.     Espaço do Amanhã     Com as novas unidades educacionais, o número de vagas na Educação Infantil municipal será ampliado em mais de cinco mil vagas. O Programa Espaço do Amanhã está recebendo um investimento de R$ 144 milhões, que serão viabilizados com recursos da Prefeitura.    O Programa Espaço do Amanhã está levando creche onde estão as maiores demandas na cidade, de acordo com um estudo baseado no Cadastro da Educação Infantil que é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação.    O bairro Campo Florido foi fundado há uma década e desde então não tem escola no bairro, segundo o presidente do bairro, Edson Felipe.    As creches serão construídas nos bairros: Jardim do lago II, Residencial Cosmos, Dic I, Parque Itajaí, Jardim Santa Rosa (Residencial Cittá), Residencial Campo Florido II, São Luiz, Dic IV, Vila Olímpia, Distrito do Ouro Verde, Jardim São Bento, Parque dos Pomares, Paraíso de Viracopos, Jardim Fernanda, Bosque das Palmeiras e Distrito do Campo Grande.    “Esse é um momento histórico e inédito, pois vamos construir simultaneamente 16 creches”, argumentou o Secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge.    Rede Municipal de Ensino   A Rede Municipal de Ensino tem 208 unidades, sendo 163 de Educação Infantil, 44 entidades colaboradoras de Educação Infantil e 45 escolas de Ensino Fundamental. Ao todo são 61,9 mil alunos matriculados. As aulas na rede municipal de ensino começaram no dia 6 de fevereiro.