Pesquisas científicas de estudantes da Rede Municipal são apresentadas na Unicamp

Mais de três mil alunos, da Educação Infantil e Ensino Fundamental, lotaram o Ginásio Multidisciplinar da Unicamp na abertura do VII Fórum Estudantil de Pesquisa (FEP), que teve início na terça-feira, 7, e encerrou as atividades ontem, dia 9. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Embrapa Territorial.   Durante esses três dias, alunos de 68 escolas, sendo 46 da Educação Infantil e 22 do Ensino Fundamental, apresentaram para o público as pesquisas desenvolvidas ao longo do ano letivo por meio do Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco).    Os temas das pesquisas são escolhidos a partir de uma conversa entre alunos e professores. A gama de assuntos abordados é ampla e vai desde meio ambiente até direitos humanos. Os trabalhos desenvolvidos têm como apoio o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, produzido pela Embrapa Territorial.   Segundo Ana Lúcia Picoli, Coordenadora do Pesco, a missão do Fórum é instigar os estudantes à pesquisa e além de estimular o protagonismo. “A pesquisa desperta a curiosidade no aluno, faz com que ele busque respostas, que ele fale e seja ouvido. Isso é uma coisa muito importante do programa, a gente escuta as crianças”, contou.    A aluna, Yasmim Pereira do 7ª ano, da Escola Municipal Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, no Jardim São Marcos, disse que mais do que adquirir conhecimento científico, na mostra ela pode conhecer outras pessoas e outros trabalhos.    O professor Denis da Silva Gustavo, que está há oito anos na escola e participa do fórum desde 2015, acredita no potencial que essa experiência traz aos alunos. “Toda vez que há um trabalho que envolva a comunidade é importante. Acontece de o aluno ter o conhecimento apenas do que acontece em casa, na escola ou na residência de amigos. O Pesco permite que eles ampliem essa visão. Eles conhecem outras casas, passam por ruas que desconheciam, veem os nomes das ruas, e assim eles vão criando uma identidade com o próprio bairro onde residem”, explicou o docente da Emef Padre Narciso.    Todas as pesquisas apresentadas durante o Fórum serão publicadas na Pescoteca, que é um repositório on-line, público e aberto. Ela foi desenvolvida com o objetivo de hospedar e divulgar as experiências dos alunos.   Pesco   O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (Pesco) foi criado para apoiar o trabalho dos professores que atuam nas escolas municipais. O objetivo é estimular a postura investigativa dos estudantes para pesquisas e debates sobre temas que estão presentes nas comunidades onde eles moram ou estudam.