Parlamento Jovem toma posse na Câmara Municipal de Campinas

O prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, participou na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro, da cerimônia de diplomação e posse dos 54 jovens vereadores eleitos por meio do programa Parlamento Jovem, da Câmara Municipal de Campinas.   “Saber que esses alunos estão aqui, de maneira voluntária, a não ser pelo próprio aprendizado, nos enche de esperança. É importante eles entenderem como são tomadas as decisões de um prefeito, de vereadores, que impactam a cidade. E por outro lado vamos também ter essa visão da cidade, por meio do olhar deles”, disse Almeida.   Essa é a 5ª Edição do Parlamento Jovem, sendo a primeira pós-pandemia. Ao todo estão participando do programa alunos de 26 escolas, sendo 14 municipais, 6 estaduais e 6 particulares, que estão matriculados nos 8º e 9º anos; e 1º e 2º anos do Ensino Médio.    Segundo o presidente da Câmara, o vereador Luiz Carlos Rossini, os jovens parlamentares participaram de vários encontros para conhecerem como funciona toda a estrutura administrativa do Legislativo campineiro. “Eles também passaram momentos nos gabinetes dos vereadores para ver como é a rotina deles”, contou o parlamentar.    Após tomarem posse, os jovens parlamentares fizeram a eleição da Mesa Diretora. Há quatro chapas inscritas, batizadas por eles com os nomes: Mulheres na Política, Inovação e Ação, Brotinhos e Fênix. Na eleição para a Mesa Diretora, quem preside a primeira plenária é o vereador ou vereadora mais votada.    “Esse é o momento de eles exercitarem os valores democráticos e republicanos. Esse é mais um espaço para se fazer política, lembrando que ela está no nosso dia a dia”, afirmou o representante da Secretaria Municipal de Educação, Fernando Martins.    O Parlamento Jovem da Câmara de Campinas é um programa organizado pela Elecamp (Escola do Legislativo de Campinas), de formação política e cidadã, sem viés partidário, que possibilita aos estudantes conhecer melhor o Poder Legislativo Municipal e vivenciar a experiência de ser  representante da população na Casa de Leis. O programa teve início em abril.   “A vivência no Parlamento Jovem é uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal. Dessa forma, a Câmara Municipal de Campinas, por meio da Elecamp, promove o protagonismo juvenil e aproxima a população do Poder Legislativo”, disse a diretora pedagógica da Elecamp, Nely Monteiro.