Novos bolsistas do Juventude Conectada são recebidos na Prefeitura

Os 118 novos bolsistas selecionados para o programa Juventude Conectada de Campinas receberam as boas-vindas do prefeito Dário Saadi na noite desta sexta-feira, 17 de março. A recepção reuniu os jovens e suas famílias e enfatizou a importância da inclusão digital. Na edição atual, o programa oferece à comunidade socialmente vulnerável acesso gratuito orientado às tecnologias e incentiva atividades para o uso efetivo dos telecentros no desenvolvimento local.      Segundo o prefeito Dário Saadi, o poder público tem a obrigação de dar oportunidade a todas as faixas etárias e receber a juventude é uma alegria muito grande. Destacou que em um mundo cada vez mais digital, todas as profissões precisam lidar com a tecnologia e o programa abrirá portas aos participantes. “Boa sorte a vocês no início deste programa. Vim aqui dar as boas vindas e reafirmar nosso compromisso com o futuro da cidade.”     Além do prefeito, a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro também parabenizou os novos bolsistas e as mães, pais e responsáveis que prestigiaram o evento. “Se hoje, vocês estão vendo esses jovens ingressando neste programa que levará mais inclusão à sociedade é porque eles têm em casa um exemplo de pais responsáveis, que têm caminhado junto com eles até aqui”.      Representando todos os novos selecionados para o programa, a primeira colocada na prova, Vitória Carolina da Silva, ressaltou que passar pela seleção foi um desafio e que a oportunidade poderá ajudá-los muito, até mesmo em relação a uma futura faculdade. “A bolsa vai contribuir bastante para a continuidade dos nossos estudos”.      Sonhos potencializados     De acordo com o coordenador de políticas públicas para a juventude, Felipe Gonçalves, responsável pela equipe que lidera o programa, o Juventude Conectada busca “potencializar o sonho de cada participante”. Repassando todas as atividades que os bolsistas vão realizar, entre as quais trabalhos de inclusão digital como auxiliar a população acessar serviços, Gonçalves contou também que eles vão oferecer oficinas de informática básica e até de smartphone, atividades para os quais receberão treinamento.      O coordenador contou que os novos jovens já vão começar com “aumento”, já que a bolsa-auxílio foi atualizada neste ano de R$ 642,20 para R$ 683,69 (152,6 unidades fiscais de Campinas - UFICs). Os jovens trabalham por 20 horas semanais (quatro horas diárias), divididas entre formação e atividades nos telecentros. Também recebem vale-transporte.   A seleção ocorreu através de um processo seletivo. Os jovens passaram por uma formação inicial nos dias 15 e 16 de março.     A recepção aos jovens e famílias contou ainda com a participação do secretário de chefia de Gabinete, Aderval Fernandes; do vereador Higor Diego; do presidente do Conselho Municipal da Juventude, Fernando Henrique Martins; e da coordenadora da Secretaria de Educação, Juliana de França.      Sobre o Juventude Conectada   O Programa Juventude Conectada foi criado pela lei municipal nº 14.853 de julho de 2014 e regulamentado pelo decreto nº 20.827/2020.     Possui uma rede de 27 telecentros, que oferecem acesso gratuito a tecnologias de informação e comunicação com objetivo de atender às comunidades das regiões de maior vulnerabilidade social.