Lígia ilumina o Natal de quem mais precisa com presentes, brincadeiras, alegria e afeto

A palavra solidariedade nunca saiu do dicionário pessoal da arquiteta e urbanista Lígia Regina da Silva que, atualmente, integra a equipe de Engenharia da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e trabalha no projeto de construção das 16 creches que compõem o Programa Espaço do Amanhã, em Campinas.

Apesar da rotina intensa de trabalho, Lígia consegue dar atenção e acolhimento a quem mais precisa, com a participação em ações de voluntariado. Neste Natal, os esforços estarão voltados para as cerca de 240 crianças atendidas pelo Centro Educacional Santi Capriotti, localizado no Centro de Campinas, que atua também com crianças em vulnerabilidade social e com deficiência e/ou necessidades especiais, com arrecadação de doações, brinquedos e kits de higiene para que a festa dos pequenos se torne completa.

“Em épocas festivas, o inconsciente coletivo fica mais suscetível para solidariedade. Final de ano e Natal são fases de introspecção com chances de revisão de valores que se estende para o próximo, exercitando virtudes como empatia. Por isso, lançamos campanhas coletivas nestes períodos”, avalia.

Ligia conta que as ações voluntárias e a ajuda ao próximo permeiam sua vida. “Desde pequena, participo de campanhas e projetos para trazer mais conforto para aqueles que mais precisam. Quando me tornei mãe, senti a necessidade de tornar essas ações mais potentes, para que minha filha também pudesse compartilhar desses sentimentos de empatia e solidariedade”, relata.

As campanhas de Natal ganharam um impulso significativo em 2011, quando a arquiteta urbanista encontrou na construtora em que trabalhava um grupo de amigas com o mesmo propósito. Até hoje, 12 anos depois, mas nem todas trabalhando necessariamente na mesma empresa, as voluntárias Simone Monteiro, Tatiane Ludovico, Janaína Silva e Júlia Ceolin se unem em ações solidárias, especialmente no Natal. “Levamos conosco presentes, brincadeiras, arte, alegria e, principalmente, afeto”, acrescenta Lígia

Este ano, Ligia ganhou a ajuda de Flavia Melo e a Debora Fantinato no projeto de remodelação de uma parte do espaço do Centro Educacional Santi Capriotti, cujas mudanças trarão maior conforto para os beneficiários do espaço, como ventilação natural e ar-condicionado. Próximo do Natal ou longe dele, fazemos campanhas permanentes de arrecadação e ajuda de voluntários.

Para colaborações para o Natal das crianças ou outras ações solidárias, o e-mail de contato é ligiaregina5@gmail.com. Para conhecer o trabalho do Centro Educacional Santi Capriotti é só acessar a página https://ceicampinas.org.br/.

Natal Caminhos dos Sonhos

O Natal Caminhos dos Sonhos é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas e da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).

O evento promete encantar pessoas de todas as idades. Além de espetáculos nos bairros, com a Carreta Encantada, haverá uma programação intensa no Centro da cidade. A Vila do Papai Noel será ponto de encontro para quem quiser entrar no clima de Natal e tirar fotos com o Bom Velhinho.

Outro destaque para o Centro é a Parada de Natal, que neste ano será alusiva aos 250 anos de Campinas.

Os Escoteiros do Brasil vão montar acampamento em formato de presépio perto da Vila do Papai Noel. Outra novidade é a entrada dos ciclistas na programação: o Pedala de Natal promete reunir mais de mil participantes que sairão dos seus bairros também com destino à Vila.

Quem quiser conferir a programação completa pode acessar o site do Natal Caminhos dos Sonhos, em https://www.natalcaminhosdossonhos.com.br/.

O Natal Caminhos dos Sonhos tem os seguintes patrocinadores: Diamond, AG Antecipa, Sanasa, Black, Caprem Construtora, Construtora Novolar, Gold, EMS, Good Bom, Patriani, Spani Atacadista, Tauste Supermercados, Ceasa, Silver, Passarelli, Cadre Engenharia, Restor, RDZ Empreendimentos, Germânica, Engenharia Metropolitana Ambiental, BDI Real State, GNO Empreendimentos e Construções, Bougainville, Supermercado Savegnago, Incorpi Incorporações Imobiliárias, Terrazul, Parque Alphaville, DBO Engenharia Ambiental, LG Mota Imóveis, Elemar Metal Mecânica e Soluções, Furlan Participações, Eletromídia, Tanks BR & Ágili, Gimma Engenharia e Pirelli.