Incentivo à leitura: Escola João Alves dos Santos promove Semana Literária

A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Integral (Emefei) João Alves dos Santos, no Jardim Regina, realiza ‘A Semana Literária’, que começou na segunda-feira (16) e termina nesta sexta-feira (20). A proposta é incentivar a leitura entre os alunos, assim como estimular a imaginação dos estudantes, além de oferecer um espaço para que a comunidade escolar compartilhe seus projetos literários.   A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com o Programa Municipal de Leitura e Escrita (PMLE), que trabalhou com a escola o tema “Atos de Leitura e Atos de Escrita Como Resistência na Educação Básica”.     Durante o mês de outubro, a escola fez diversas interações e atividades com os alunos tendo a literatura como fio condutor. O espaço escolar foi decorado com cartazes com frases, poesias, trechos de livros e dicas literárias.   Na semana literária foram realizadas também contações de histórias, momentos de autógrafos com os autores que fazem parte do corpo docente e discente, lançamento de livros criados pelos alunos.    Todas essas ações têm o intuito de despertar a curiosidade e a vontade de, não só, conhecer os livros, mas também de escrever.   A bibliotecária da escola, Eduarda Graciano do Nascimento, diz sobre a importância da leitura na formação de cada um.      “Eu, como bibliotecária, acho esse projeto simplesmente maravilhoso e necessário. Na escola - e fora dela também - falamos e ouvimos falar da importância dos livros, mas quantas vezes paramos para, de fato, falar sobre literatura? Esse deveria ser um assunto comum no dia a dia de qualquer cidadão, não importa gênero, profissão, idade. Acho que essa iniciativa do PMLE é o primeiro passo para aproximar toda a comunidade escolar do mundo dos livros para que, no futuro, toda semana e todo dia sejam literários.”   Essa é a primeira vez que a unidade de ensino organiza um projeto literário nesse formato, que contou ainda com a reinauguração da biblioteca, que passou por reformas.