Diretores de 84 escolas das regiões Leste e Norte, além de supervisores educacionais da rede municipal de ensino, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 24, com representantes da Guarda Municipal para conhecer de perto o Projeto Égide.
A proposta é preparar a comunidade escolar para dar respostas imediatas em casos de situações críticas no ambiente escolar. Juntos, esses diretores são responsáveis por 16,6 mil estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
“Achei extremamente importante ser orientada para construir um plano de resposta urgente e quando pensamos nisso, não estamos falando apenas dos ataques, mas sim de coisas que são muito diferentes da realidade escolar. É uma construção conjunta para mitigarmos os riscos”, avaliou a diretora da Emef Vicente Ráo, Patrícia Grasseschi.
Além da formação da comunidade escolar, outras ações de segurança nas escolas foram desencadeadas como o investimento em softwares e câmeras em todas as 208 unidades municipais, que passam a ser monitoradas pela Cimcamp, por meio de uma sala exclusiva para as escolas.
Além disso, as unidades já têm um canal de comunicação exclusivo com a Guarda Municipal. “Essa iniciativa tem uma relevância muito significativa porque aborda a violência nas escolas como um todo e não apenas relativo a um fato. Com ela, a comunidade escolar terá noções de prevenção de riscos. Sem contar que as relações entre a Guarda Municipal e escolas Educação estarão mais estreitas”, contou o diretor da Emef Padre Narciso Vieira Enrenberg, Diego Vilanova.
“A ideia é trabalharmos juntos, Guarda Municipal e Educação, pensando na segurança da comunidade escolar. Estamos à disposição para colaborar com as escolas e tirar todas as dúvidas”, acrescentou a comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares.
As práticas restaurativas e a Cultura de Paz são promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, dentro das escolas, há mais de 10 anos e serão ampliadas com as novas ações em cursos.
Nesta terça-feira, 25, será a vez dos representantes das regiões Noroeste e Sul conhecerem melhor o projeto Égide. Na quinta-feira, 27, o encontro será com os profissionais da região Sudoeste.