Festival Volta às Aulas vai animar a criançada neste sábado, 11

A abertura do ano letivo nas escolas municipais de Campinas será marcada por uma programação musical voltada para crianças e adolescentes, além das famílias. O evento será realizado neste sábado, dia 11 de fevereiro, a partir das 14h, na Estação Cultura, no Centro.

O “Festival Volta às Aulas”, como está sendo chamado, contará com a apresentação da dupla Palavra Cantada, Orquestra Sinfônica de Campinas, Projeto Primeira Nota e da Escola Americana. No repertório, músicas dos filmes Frozen, O Rei Leão, Os Saltimbancos, Harry Potter, Anastasia, Star Wars, Superman e Piratas do Caribe

O público também terá à disposição food trucks que vão comercializar doces e salgados. O evento é realizado por meio de uma parceria entre as secretarias Municipal de Educação, Cultura e Turismo e pelo Plano Primeira Infância Campineira (PIC). A expectativa de público é de dez mil pessoas.

Primeira Nota

Os 20 integrantes do grupo de Sopros e Percussão do Projeto Primeira Nota serão os primeiros a subirem ao palco, às 14h. O repertório será composto por músicas conhecidas do público como Star Wars, Musette e Jurassic Park e Tiro ao Álvaro, de Adoniran Barbosa.

O projeto Primeira Nota oferece aulas de teoria musical e de práticas de cantos e instrumentos, para crianças de 6 a 14 anos, que são estudantes da rede pública. O projeto é mantido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Música, do Instituto de Artes, da Unicamp.

Orquestra Sinfônica

A partir das 15h, a Orquestra Sinfônica de Campinas se apresenta com um repertório todo especial volta para as crianças e adolescentes. A regente convidada para este concerto é Natália Larangeira, que sobe ao palco acompanhada dos solistas Juliana Franco e Raphael Rossatto, e da cantora Elaine Pompom, que apresentará, pela primeira vez, o jingle de sua autoria composto especialmente para o Plano Primeira Infância Campineira (PIC).

A regente, Natália Larangeira revela uma promissora carreira como regente de ópera, coro e orquestra, destacando-se seu mais recente prêmio em 2º lugar no III Concurso para regentes da Opéra de Baugé (França/2019).

Os Solistas

Juliana Franco - Elogiada pela beleza de seu timbre, técnica vocal e musicalidade, é conhecida também por sua grande versatilidade, transitando por diferentes repertórios: de óperas e árias barrocas a musicais e estúdios de dublagem.

Raphael Rossatto - Ator, cantor e dublador brasileiro, ficou conhecido ao dublar a voz cantada de Flynn Rider no filme da Disney “Enrolados”, voltando a lhe dar voz na nova série da Disney Channel “Enrolados Outra Vez”. Também teve outros papéis conhecidos, como Kristoff, em “Frozen: Uma Aventura Congelante”, Cavaleiro Solitário, no filme homônimo, Gary, em “No Ritmo” e Peter Quill, em "Guardiões da Galáxia", na parceria Disney/Marvel.

Elaine Pompom - Cantora, compositora, animadora infantil e pedagoga cultural, através da música e da arte leva educação e entretenimento para as famílias.

Programa Orquestra Sinfônica

Elaine Pompom: O PIC é a Nossa Voz

K. Anderson-Lopez, R. Lopez: Let it Go (Frozen)

E. John, T.Rice: Hakuna Matata (O Rei Leão)

L. Enriquez, S.Bardotti: Rebichada; Hollywood; Piruetas; História de uma Gata (Os Saltimbancos)

J. Williams: Main Title e The Imperial March (Star Wars)

J. Williams: Hedwig’s Theme (Harry Potter e a Pedra Filosofal)

J. Williams: Superman March (Superman)

S. Flaherty: Journey to the Past (Anastasia)

K. Badelt: Pirates of the Caribbean Medley

Palavra Cantada

Uma das atrações deste sábado será a dupla musical infantil Palavra Cantada. Há quase três décadas, Paulo Tatit e Sandra Perez encantam o público infanto juvenil com suas canções. A dupla se apresenta a partir das 17h.

Para compor o repertório, eles selecionaram 28 sucessos, que serão divididos em blocos, no entanto, não haverá pausa na apresentação.

Festival Volta às Aulas

Dia: 11 de fevereiro (sábado)

Local: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nª - Centro)

14h – Projeto Primeira Nota