Festival valoriza ações intersetoriais no desenvolvimento infantil

O “Festival de Volta às Aulas” realizado no último sábado, dia 11 de fevereiro, na Estação Cultura, além do sucesso de público, foi uma oportunidade de valorizar as ações intersetoriais para garantir o desenvolvimento integral das crianças – objetivo central do Plano Primeira Infância Campineira (PIC).     Além das apresentações artísticas programadas para o entretenimento do público, toda estrutura do evento foi pensada para acolher as crianças e seus cuidadores com respeito e atenção. No espaço foram disponibilizados assentos reservados para gestantes, sanitário família e fraldário.      Outro item considerado relevante para garantir a participação das crianças foi o acesso ao transporte coletivo. Foram fretados ônibus para levar 1.780 alunos da rede municipal de ensino, além de passe livre para as famílias com crianças matriculadas nas creches. Houve ainda distribuição de livros infantis, algodão-doce e pipoca, tudo gratuito.      Esse olhar diferenciado tem sido constante nas atividades para o público infantil realizadas pela Prefeitura de Campinas. “É desse modo que vamos, passo a passo, colocando em prática as propostas elaboradas em cada um dos eixos do Plano Primeira Infância Campineira”, destacou o coordenador do Comitê do PIC, Thiago Ferrari.     As propostas estão detalhadas em 12 eixos temáticos que podem ser consultados no link: https://pic.campinas.sp.gov.br/ . Acesso a cultura é um direito da criança e uma importante ferramenta para seu desenvolvimento integral.      Percepção do público     O olhar cuidadoso foi percebido pelo público que fez postagens nas redes sociais e envia mensagens para o Comitê do PIC.      A família Arduini registrou a satisfação ao participar do evento. Segue um trecho da mensagem enviada ao Comitê. “Somos Guilherme, Silvana e Santi, nosso filho de 4 anos. Adoramos o Festival de Volta às Aulas por muitos motivos. A combinação da apresentação da Orquestra Sinfônica com a dupla Palavra Cantada oferece músicas... de qualidade inquestionável ... como toda a infraestrutura montada…. Pra resumir: foi um evento com a dignidade que Campinas merece... Queremos mais!”. A íntegra da mensagem foi publicada no Instagram do PIC. Confira em https://www.instagram.com/pic_primeirainfancia/      Outra seguidora do PIC nas redes sociais também comentou o Festival. “Não me lembro de ter presenciado um evento público dessa magnitude, feito por crianças para crianças... Mais que simbólico, foi único. Que bom que temos gestores com a sensibilidade e percepção de transformar a sociedade através da educação e cultura na primeira infância. O que acontece na infância... Marca toda uma vida. Parabéns a todos!”     “Esse retorno do público nos estimula a manter o trabalho com a dedicação que o tema exige. Cuidar do desenvolvimento integral das crianças até os seis anos de idade é o nosso compromisso”, afirmou Ferrari.     O diretor-assistente e chefe do departamento de Artes da Escola Americana de Campinas (EAC), Christopher Kuczynski, que se apresentou no Festival, explicou que a EAC é uma escola internacional com alunos de vários lugares do mundo, e participar do evento fez com que eles se sentissem parte da comunidade de Campinas.     “O evento de volta às aulas foi uma oportunidade incrível para os alunos da Escola Americana de Campinas compartilharem sua paixão por fazer música com um público mais amplo de diferentes formações e idades. Permitiu que os alunos da EAC conhecessem outros alunos com interesses semelhantes. Por isso gostaríamos de agradecer ao PIC pelo convite”, detalhou.     O Festival     O evento foi promovido pelas secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo e pelo PIC. A programação marcou o início da volta às aulas na rede municipal, que teve um público rotativo de aproximadamente oito mil pessoas.      Os primeiros a subirem ao palco foram os alunos do projeto Primeira Nota, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Em seguida foi a vez da High School Band, da Escola Americana de Campinas (EAC).       A apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência da maestrina convidada, Natália Laranjeira, trouxe os clássicos da Disney. O encerramento ficou a cargo da dupla Palavra Cantada que, como os demais números, encantou o público.