Festival de Volta às Aulas reúne oito mil na Estação Cultura

Sucesso é a palavra que define o que foi o Festival de Volta às Aulas, realizado na tarde do último sábado, 11 de fevereiro, na Estação Cultura, em Campinas. Com atrações como a dupla Palavra Cantada e a Orquestra Sinfônica de Campinas, que preparou um repertório exclusivo para o público infantil, pelo menos oito mil pessoas passaram pelo local para prestigiar as apresentações.     O evento foi promovido pelas secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo, e pelo Plano Primeira Infância Campineira (PIC). “Esse festival mostra a importância da Educação para Campinas”, disse o prefeito Dário Saadi, que participou do festival.    A programação marcou o início da volta às aulas na rede municipal, que aconteceu na última segunda-feira, 6 de fevereiro. “É a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação reúne os seus alunos, profissionais, familiares, além da cidade de Campinas para celebrar o início do ano letivo”, afirmou o secretário adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti.    “Até pouco tempo atrás, ainda estávamos nas atividades online, hoje podemos estar juntos. Queremos que todos tenham acesso à educação e cultura de qualidade”, acrescentou o diretor pedagógico, Luciano Reis.    O Festival Volta às Aulas arrancou aplausos do público a cada apresentação. Os primeiros a subirem ao palco foram os alunos do projeto Primeira Nota, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Em seguida foi a vez da High School Band, da Escola Americana.    O público não economizou aplausos ao ouvir os clássicos da Disney tocados pela Orquestra Sinfônica, sob a regência da maestrina convidada, Natália Laranjeira. E para encerrar com chave de ouro, não teve quem ficasse parado quando a dupla Palavra Cantada subiu no palco. A criançada sabia na ponta da língua cada letra das músicas, e os pais acompanhavam o ritmo.    “Só conseguimos proporcionar essa festa porque houve uma união de forças”, concluiu a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Capriolli. “O objetivo do PIC é justamente esse, proporcionar que a criança viva a sua infância na integralidade e, educação e cultura fazem parte desse todo”, falou o coordenador do PIC, Thiago Ferrari.