Três mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Campinas estão participando das oficinas de profissões oferecidas pelo Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca. As visitas são um incentivo da Secretaria Municipal de Educação para que os estudantes comecem a se preparar para os vestibulinhos dos cursos técnicos oferecidos por escolas públicas de Ensino Médio.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Cotuca está recebendo há duas semanas os alunos dos 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Giulia Caroline, de 16 anos, que está no 9° ano, aproveitou a oportunidade para conhecer novas áreas e descobrir sua vocação. “Estou gostando muito, as oficinas são muito interativas e divertidas. Estou me surpreendendo muito, quero prestar o vestibulinho”, afirmou.
Os alunos da rede municipal que se interessarem em prestar o pré-vestibulinho da escola terão isenção da taxa de inscrição. O valor de R$ 105,00 será dividido entre a Secretaria Municipal de Educação e a escola técnica.
“Fizemos um convênio com o Cotuca para garantir o acesso à todos”, explicou a coordenadora do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação, Mariana Volpato.
Visitas
As visitas ao Cotuca terminam nesta sexta-feira, dia 7 de julho. Nas duas últimas semanas, foram oferecidas cinco opções de oficinas: Enfermagem, Alimentos, Mecatrônica, Engenharia Elétrica e Informática. Elas foram realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, e ministradas com o auxílio de professores e monitores do próprio colégio.
Entre as oficinas oferecidas, Guilherme Henrique, de 17 anos, escolheu a de Mecatrônica. “Meu sonho está perto de se realizar, sempre quis estudar no Cotuca”, contou.
O Cotuca é uma das escolas técnicas de Ensino Médio mais conceituadas do país. Pertence à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é avaliada como uma das melhores do mundo.