Espaço do Amanhã: Prefeitura inicia construção de creche no DIC I

Durante quase duas décadas, os moradores do DIC I esperaram por uma creche no bairro. Na manhã deste sábado, 11 de março, o prefeito Dário Saadi colocou um ponto final nessa espera ao fazer a assinatura da Ordem de Serviço que dá início às obras de construção de uma escola que abrigará, a partir de fevereiro do ano que vem, 320 crianças, com idade de 0 a 5 anos, nos períodos integral e parcial.    “Estamos nessa luta há mais de 16 anos”, disse a representante dos moradores do DIC I, Cícera Otília. Em uma semana, o prefeito Dário Saadi, assinou cinco ordens de serviço que dá início a obras de construções de creches nos residenciais São Bento, São Luiz, Jardim do Lago, Fernanda e DIC I.    Essas escolas integram o Programa Espaço do Amanhã, que construirá, simultaneamente, 16 creches em toda a cidade. O objetivo é diminuir o déficit de vagas na Educação Infantil, para crianças com idade de 0 a 3 anos, que hoje está em 4,5 mil vagas. “Essas escolas estão distribuídas geograficamente nas cinco regiões da cidade”, explicou o vice-prefeito, Wanderlei de Almeida.   “Esse projeto tem a chance real de zerar o déficit de vagas na Educação Infantil. Não estou prometendo que isso vai acontecer, mas será um marco”, disse o prefeito Dário Saadi.    Com as novas unidades educacionais, o número de vagas na Educação Infantil municipal será ampliado em mais de cinco mil vagas. O Programa Espaço do Amanhã terá um investimento de R$ 144 milhões, que serão viabilizados com recursos da Prefeitura.    Os projetos arquitetônicos e executivos dessas escolas foram feitos por meio de uma contrapartida entre a Prefeitura e a construtora MRV. “Desde a elaboração do plano de governo, tanto o prefeito como o vice-prefeito enfatizaram que deveríamos ter ações que colocassem as crianças nas creches. E isso só é possível por meio de construções”, contou o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.   As creches serão construídas nos bairros Jardim do lago II, Residencial Cosmos, Dic I, Parque Itajaí, Jardim Santa Rosa (Residencial Cittá), Residencial Campo Florido II, São Luiz, Dic IV, Vila Olímpia, Distrito do Ouro Verde, Jardim São Bento, Parque dos Pomares, Paraíso de Viracopos, Jardim Fernanda, Bosque das Palmeiras e distrito do Campo Grande.    Rede Municipal de Ensino   A Rede Municipal de Ensino tem 208 unidades, sendo 163 de Educação Infantil, 44 entidades colaboradoras de Educação Infantil e 45 escolas de Ensino Fundamental. Ao todo são 61,9 mil alunos matriculados. As aulas na rede municipal de ensino começaram no dia 6 de fevereiro.