Escola municipal cria concurso de desenho para escolher logotipo e mascote

A estudante Júlia Beloni Tozati dos Santos, de 15 anos, foi a vencedora do concurso de desenhos realizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Luiza Pompeo de Camargo, no Jardim São Gabriel. Ela concorreu com outros 95 colegas matriculados entre os 1ª e 9º anos. Como premiação, a aluna ganhou um relógio smartwatch.   A ideia em fazer o concurso surgiu em setembro passado e a proposta era de que os alunos criassem um logotipo e uma mascote para a escola. Os estudantes do Ensino Fundamental II (6ª ao 9º ano) foram os responsáveis pelo logotipo. Já a mascote ficou para os estudantes do Ensino Fundamental I (1ª ao 5º ano).  O tema do concurso era: “O que a escola representa para você”.   Com os seus traços coloridos e estilo oriental, Júlia representou diferentes raças de pessoas em um só desenho. "Foi uma experiência muito divertida. Eu desenho desde os quatro anos de idade, sempre gostei. Então decidi focar mais no que eu gosto”, contou. “Ao ser convidada para o concurso ela ficou muito feliz e decidiu focar no que a escola representa pra ela: a inclusão”, acrescentou a mãe de Júlia, Marimília Tozati.   Concurso   A ideia em fazer um concurso para escolher o logotipo e a mascote da escola surgiu durante uma reunião da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). Esses encontros reúnem a comunidade escolar para avaliar as demandas da escola, o que pode ser aprimorado, entre outros assuntos.    O critério é que os desenhos fossem produzidos pelos alunos. Não eram aceitas imagens retiradas da internet. “A proposta era fazer atividades que envolvessem as crianças em assuntos relacionados à escola. A votação para a escolha dos vencedores foi feita pelos próprios alunos, assim como pelo corpo discente da escola. Não sabemos o que levou a escolha do desenho vencedor, mas certamente fala sobre diversidade de forma alegre e inclusiva”, explicou a professora Danúbia Ferraz dos Santos.