Escola da Rede oferece aula de empreendedorismo em parceria com Senai, Sebrae e Feac

Quando decidiu matricular-se no curso de Reparo de Instalações Elétricas Residências, o motorista Gilson de Barros, de 53 anos, tinha em mente o sonho de ser eletricista. O estudante é um dos alunos deste curso, que é oferecido pelo projeto Empreende Campinas. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18 às 22h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Alves do Santos, na Vila Regina.

"Sempre ouvi falar muito bem dos cursos do Senai, então escolhi o de Eletricista Residencial porque pretendo seguir essa profissão após a conclusão do curso”, contou o estudante.

Gilson de Barros, que estuda na mesma escola que a filha, Sara Suelen dos Santos,15 anos, é um dos alunos do Empreende Campinas, que só na Emef João Alves dos Santos tem 200 estudantes. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Senai, Sebrae e a Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).

O projeto em mais escolas

O projeto já está em três escolas, além da João Alves, em outras estaduais. Ao todo são atendidos 200 alunos. Os cursos disponíveis são: eletricista residencial, boas práticas de manipulação de alimentos, empreendedorismo e inteligência emocional. Os módulos de aulas variam entre quatro e 160 horas, dependendo da modalidade escolhida. As aulas acontecem nos períodos matutino e noturno.

O objetivo é trabalhar a inclusão produtiva de trabalhadores que querem fazer cursos para se aprofundar em sua área ou ainda descobrir uma nova profissão, como é o caso do Gilson.

A coordenadora do projeto junto a Feac e ao Núcleo de Ação Social (NAS), Paola Roberta Irineu, explica que “além de formação para o público das regiões apontadas como de vulnerabilidade social, há o acompanhamento social desses alunos e são oferecidas mentorias de empreendedorismo e, encaminhamento para o mercado de trabalho”, conta.

Os interessados em participar do projeto Empreende Campinas devem ir até ao NAS, que está localizado na Rua Nossa Senhora da Assunção, 1.151 - Real Parque, no Distrito de Barão Geraldo. É necessário apresentar os documentos pessoais e os comprovantes de endereço e escolaridade.