Desde a abertura das inscrições, no último dia 7 de junho, para o preenchimento de 180 vagas em cinco cursos técnicos gratuitos que serão oferecidos no segundo semestre, o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) já contabiliza 1.078 inscritos somente na primeira semana.
Até o momento, o curso com maior procura é o Técnico em Administração, com 402 candidatos, 144 para o período vespertino e 258 para o noturno. Em segundo lugar na preferência dos inscritos, vem o Técnico em Segurança do Trabalho, com 285 candidatos. Na sequência, aparecem Técnico em Informática (173), Logística (156) e Meio Ambiente (62).
A gerente da Área dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp, Andréa Jaconi, lembra que o processo seletivo é classificatório e, portanto, os interessados na formação técnica ainda podem se inscrever. “As inscrições para os cursos técnicos gratuitos do Ceprocamp poderão ser feitas, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico http://www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp, até às 23h59 do dia 21 de junho”, reforça.
O disputado Técnico em Administração é oferecido pelo Ceprocamp desde 2006 e já formou cerca de 500 profissionais. Possui o diferencial de possibilitar ao aluno um conhecimento generalista sobre diferentes áreas dentro da Administração. O professor e coordenador do Técnico em Administração, Alencar José de Oliveira Scafi, explica que o curso, organizado em três módulos, tem duração de 18 meses. “O primeiro módulo é mais básico e possui disciplinas do eixo comum, como português, matemática e direito, com algumas disciplinas específicas. O segundo e o terceiro módulos estão mais voltados aos conteúdos específicos, com conceitos de contabilidade, recursos humanos, finanças, e conceitos iniciais de logística, processos e projetos, já que os alunos terão que desenvolver um trabalho de conclusão de curso. Também são oferecidas noções gerais de empreendedorismo para aqueles que desejem abrir uma empresa”, acrescenta.
Estágio
Graças a um convênio entre a escola e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), os alunos podem estagiar durante o curso. “Muitos conseguem colocação ainda durante o período de estudos”, salienta Alencar. O professor também avalia que o grande atrativo do Curso Técnico em Administração é exatamente não focar o conteúdo somente na área administrativa, mas também Finanças, Recursos Humanos, Contabilidade e conceitos iniciais de logística. “Isso amplia o leque de possibilidades e dá ao aluno a chance de escolher a área exata em que deseja atuar”, afirma. Segundo Alencar, o curso também valoriza muito a formação e o desenvolvimento do aluno como cidadão e procura, em seus eventos, convidar profissionais que trabalhem temas transversais, complementando o desenvolvimento do aluno.
Técnico em Informática
Iran Jesus dos Santos, de 15 anos, concluiu em 2021 o Técnico em Informática pelo Ceprocamp. Após terminar o curso, foi promovido para a área de gestão na empresa em que trabalha. Iran conta que optou por um curso técnico porque sabia que era o melhor à época para ele e que o ajudaria na carreira e na profissão. Com os conhecimentos adquiridos no curso técnico, Iran também atua como voluntário em uma associação beneficente e ensina informática básica. ” O curso foi incrível, os professores, excelentes, assim como os conteúdos abordados e a estrutura da escola”, elogia.
Coordenador e professor do Técnico em Informática, Ricardo Augusto Bueno, comprova com a própria experiência de vida a importância da formação técnica em sua trajetória profissional. “Tenho duas formações técnicas, em eletrotécnica e informática, o que me permitiu trabalhar por 19 anos na companhia de energia de Campinas”, atesta. Depois de complementar seus estudos com ensino superior e pós-graduação, Bueno, agora no magistério, orienta seus alunos que a formação técnica é capaz de garantir melhores posições e melhores salários que o ensino médio comum e que, muitas vezes, ajuda a financiar o sonho do ensino superior ou da pós-graduação.
Organizado em quatro módulos e com duração de dois anos, como detalha Bueno, a formação técnica em Informática do Ceprocamp é mais generalista e inclui disciplinas como Hardware e Software, Redes de Computadores, Bancos de Dados, Programação Web, Programação Mobile, Programação Orientada a Objetos e Desenvolvimento de Softwares, além de disciplinas do eixo comum, como Português e Matemática. “O aluno pode trabalhar com programação, banco de dados, manutenção de redes ou manutenção de computadores. Dentro dessas possibilidades, pode escolher a área à qual gostaria de se dedicar e buscar a especialização”, orienta. Desde 2015 no Ceprocamp, o professor visualiza um aumento do público feminino interessado na área de informática. “Tanto na procura como na permanência no curso”, analisa.
Vagas
O Técnico em Administração oferece 60 vagas (30 tarde e 30 noite), enquanto os demais, 30 vagas cada um: Informática (noite), Logística (noite), Meio Ambiente (noite) e Segurança do Trabalho (noite). Para ingresso em um dos cursos técnicos, o candidato deverá estar cursando, em 2023, o 2º ano do Ensino Médio Regular, o 2º termo do Ensino Médio/EJA, ou ter concluído o Ensino Médio, ser classificado dentro do número de vagas oferecidas no curso escolhido e possuir e-mail válido. Além disso, deve possuir a idade mínima (16 anos) para todos os cursos, exceto para Técnico em Segurança do Trabalho, cuja exigência é ter completado 18 anos até a data de início das aulas, previstas para começar em 24 de julho. Os cursos serão ministrados no Ceprocamp Prefeito Antônio da Costa Santos, na Avenida 20 de Novembro, 145, no Centro de Campinas, ao lado da Estação Cultura.
No ato da inscrição, o candidato deverá informar CPF, RG, endereço completo e demais dados pessoais, bem como a renda líquida per capita familiar, devendo declarar a veracidade das informações prestadas. É proibido estar matriculado em outro curso ou unidade educacional no mesmo horário do curso pretendido. Ao final da inscrição, será emitido um protocolo que poderá ser impresso como comprovante de inscrição e a senha para consulta da classificação.
A convocação para matrícula dos classificados em 1ª chamada está prevista para ocorrer no dia 5 de julho, por meio de publicação no endereço eletrônico www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp. As matrículas desta primeira etapa serão realizadas nos dias 6 e 7 de julho, das 9h às 19h, no Ceprocamp Prefeito Antônio da Costa Santos, ao lado da Estação Cultura.
No ato da matrícula, serão exigidos documentos pessoais (CPF e RG, original e cópia), comprovante de endereço (original e cópia), documento de escolaridade (original e cópia), uma foto 3x4 recente e indicar um endereço eletrônico (e-mail) válido. Matrículas de menores de 18 anos deverão ser feitas pelo pai, pela mãe ou responsável legal.
O edital com todas as orientações sobre o processo classificatório dos cursos técnicos foi publicado na edição do dia 31 de maio, no Diário Oficial do Município. Mais informações podem ser obtidas por WhatsApp no (19) 99802-2423 ou ainda por meio do e-mail sec.ceprocamp@campinas.sp.gov.br.