Educação de Jovens e Adultos (EJA) inicia o ano letivo com 1,7 mil alunos

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na noite de terça-feira, 14 de fevereiro, da abertura do Ano Letivo das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação Comunitária (Fumec). Atualmente, há 1,7 mil alunos matriculados na rede municipal nessa modalidade de ensino.     “Campinas é conhecida por ser a cidade do polo da tecnologia e do conhecimento. No entanto, ainda temos 1,5 mil analfabetos absolutos na cidade e temos de reparar isso. Enquanto Prefeitura, estamos levando escolas onde não tem, ampliando as ofertas de vagas nos cursos de qualificação profissional e profissionalizante e fazendo campanhas para atrair essas pessoas que não tiveram a chance de estudar na idade certa”, disse o prefeito Dário Saadi.       O evento foi realizado no Centro de Convenções da Secretaria Municipal de Educação, no Jardim do Vovô. Na ocasião, os estudantes prestigiaram um concerto musical dos alunos do Projeto Primeira Nota e, em seguida, assistiram uma palestra do juiz federal, Renato Câmara Nigro, que falou sobre Direitos Humanos e Cidadania.     “A Secretaria de Educação tem feito um esforço para aproximar a população da Educação, assim como o caminho inverso também. Quando temos a oportunidade de alfabetizar um adulto ou complementar os seus estudos, não estamos fazendo um favor e sim, reparando um erro”, contou o secretário adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti.     As aulas na rede municipal de ensino começaram no último dia 6 de fevereiro. A rede municipal de ensino tem 208 unidades, sendo 163 de educação infantil, 44 entidades colaboradoras de Educação Infantil e 45 escolas de Ensino Fundamental. Ao todo, são 61,9 mil alunos matriculados.