Defesa Civil alerta para alta temperatura nesta quinta e sexta-feira

A Defesa Civil de Campinas alerta a população para a alta temperatura nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de agosto. O Departamento orienta que as pessoas não se descuidem de tomar água e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre nos horários com baixa umidade do ar. Também pode ser usado soro para lubrificar olhos e nariz. Queimadas não devem ser feitas. Aluas de Educação Física e atividades ao ar livre estão suspensas em toda rede municipal de ensino.   O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destaca que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual alertou para a chegada de uma forte massa de ar seco e quente. Ele ressaltou que, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, este é o mês de agosto mais seco nos últimos 28 anos.   "Essa combinação de tempo seco e altas temperaturas podem ampliar a incidência de focos de incêndio. Por isso, é extremamente necessário que a população mantenha-se alerta, não coloque fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo e, ao avistar uma queimada, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil pelo 199", aconselhou Furtado.   A Defesa Civil, que coordena a Operação Estiagem, ampliou monitoramento via satélite e as vistorias preventivas, principalmente, nas áreas de preservação. Dentro deste estratégia, nesta quarta-feira, 23 de agosto, equipes estiveram no bairro Carlos Gomes para conversar com as famílias e dar orientações sobre os riscos de fazer queimadas.   A temperatura nesta quarta-feira, 23, chegou a 34,1º às 13h40. A menor umidade relativa do ar (URA) registrada em Campinas foi de 21,8%. Para amanhã, 24, a previsão é que a temperatura máxima alcance os 35º. Na sexta, 25, a máxima será de 28º.   A URA divide-se em três níveis: estado de atenção (URA entre 20 e 30%), estado de alerta (URA entre 12 e 20%) e estado de Emergência (URA abaixo de 12%).     Educação orienta suspensão de atividades ao ar livre   A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Pedagógico, orienta que as 208 escolas municipais, além das 45 entidades colaboradoras, a suspenderem as aulas de Educação Física ou atividades ao ar livre nestes dois dias (quinta e sexta-feira, 24 e 25 de agosto). Os alunos não serão dispensados e sim desenvolverão outras propostas pedagógicas de forma que não causem desgastes físicos.