Curso em assistente de comércio exterior no Ceprocamp Campo Belo celebra parceria com iniciativa privada

Educação profissional transformadora, descentralizada e apoiada em parcerias entre poder público e iniciativa privada para efetivar a empregabilidade foram o fio condutor da aula inaugural da primeira turma do curso de qualificação profissional de Assistente de Comércio Exterior realizada na noite desta segunda-feira, dia 2 de outubro, no Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp)-Campo Belo.   O evento contou om as presenças do prefeito de Campinas Dário Saadi, dos secretários municipais de Educação, José Tadeu Jorge,  e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, do diretor executivo da Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), Ary Pissinato, do vereador Carmo Luiz, de representantes do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (Sindasp) e de parceiros da iniciativa privada.   Elson Isayama, presidente do Sindasp, deu as boas-vindas aos alunos, elogiou a estrutura do Ceprocamp e afirmou que o curso terá todo o suporte e estrutura necessários para que seja um sucesso.    Para o diretor executivo da Fumec, Ary Pissinatto, o curso inaugura uma importante parceria entre a iniciativa privada e o Poder Executivo municipal. “E é muito importante que esta celebração seja feita aqui no Campo Belo”, reforçou.    O secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, relembrou que a descentralização da educação profissional e do Ceprocamp já estava prevista no plano de governo do prefeito Dário, antes da eleição. “A educação precisa estar onde estão as oportunidades e as necessidades. Conseguimos unir essas duas variáveis aqui no Campo Belo”, disse. Para o secretário, a qualificação profissional aumenta as chances de se obter melhores empregos e o papel do poder público é propiciar essa oportunidade.   O vereador Carmo Luiz destacou a importância do Ceprocamp dentro do Campo Belo. “Só conseguiremos enfrentar a vulnerabilidade social através da educação. Por isso, este é um momento de celebrarmos o encontro entre a Prefeitura e os empresários para trabalhar em prol da população”, declarou.   A secretária Adriana Flosi também comemorou a parceria e revelou que há mais de 30 empresas interessadas em mão de obra qualificada para o segmento. “Chamamos o Ceprocamp no sentido de unirmos os esforços, já que as empresas estão dispostas a contratar profissionais qualificados”, pontuou.   O prefeito Dário Saadi reafirmou sua intenção de descentralizar a educação e facilitar a formação e qualificação. “Trouxemos esta escola de alto nível para o Campo Belo, com recursos adequados e em local aquedado, pensando nas parcerias. Empregabilidade é nosso foco e não somente isso, pensamos também em oportunidades reais de emprego e empregos qualificados para transformar a vida das pessoas”, declarou.