Crianças visitam cozinha escola da Ceasa Campinas e aprendem sobre educação alimentar

Dois grupos de crianças do Centro de Educação Infantil "Sônia Lenita Galdino Torrezan Câmara", localizado na Vila Padre Anchieta, visitaram a cozinha escola do departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas), na manhã desta quinta-feira, dia 21 de setembro. A atividade integra o projeto Ceasa-Saúde e Escola Saudável desenvolvido para promover hábitos alimentares saudáveis e conscientizar os pequenos sobre os benefícios do consumo de alimentos naturais. Durante a visita, os alunos aprenderam sobre educação alimentar e visitaram o Mercado de Hortifrutigranjeiros.   O projeto Ceasa-Saúde e Escola Saudável é voltado para alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) com idades entre 5 e 16 anos. As atividades são realizadas nos períodos da manhã e da tarde.   Na Cozinha Escola, as crianças dos Agrupamentos (AG) 2 e 3, de 4 a 6 anos, receberam explicações sobre alimentação saudável e produziram um lanche coletivo. Na sequência, a nutricionista fez uma dinâmica com a apresentação de uma maquete composta de réplicas de produtos ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos, embutidos, e de alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. Nesta atividade, as crianças receberam informações sobre a composição dos alimentos e os efeitos no organismo.   O pequeno Wendell disse que gostou de visitar o espaço e aprendeu que é bom comer comida saudável para ficar forte. Já a Eloísa, disse que descobriu que é importante comer frutas e que tem alimentos que não são bons para a saúde. “Comer frutas faz a gente ficar saudável”, destacou a menina.   A professora Luana Romero Lopes disse que aprova a atividade e que a ação tem efeito na ampliação do paladar dos pequenos. “O tema alimentação saudável é uma linguagem que deve ser trabalhada na primeira infância”, afirma. Segundo Luana, as crianças aprendem e levam o aprendizado para casa.   Julia Amorim, gerente do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas, frisa que a ideia do projeto é mostrar de forma lúdica e interativa os conceitos de alimentos saudáveis e de alimentos ultraprocessados para conscientizar os alunos sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis e os impactos no organismo.