Creche Espaço do Amanhã começa a ser construída no bairro Paraíso de Viracopos

Image removed.O bairro Paraíso de Viracopos vai ganhar uma nova creche para atender 320 crianças de 0 a 5 anos. A construção da unidade integra o Programa Espaço do Amanhã e a ordem de serviço para início das obras foi assinada pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, na manhã do domingo, 30 de julho.      A cerimônia, que marcou o encerramento das comemorações do aniversário de 249 anos de Campinas, contou com a presença de autoridades do governo, lideranças e do vereador Otto Alejandro, representando a Câmara Municipal.       O Programa Espaço do Amanhã, segundo o prefeito, além de gerar 5 mil novas vagas para a educação infantil em Campinas, traz um conceito novo de arquitetura especializada para escolas infantis e de educação de qualidade. “É um marco para a cidade de Campinas finalizar o início das obras dessas 16 unidades que, sem dúvida, são importantes não só para o presente, mas para o futuro da cidade”, destacou o prefeito Dário Saadi durante a assinatura da ordem serviço para início da construção da creche.     Com investimento de R$ 11,3 milhões, a creche ocupará um terreno de 1.695 metros quadrados e terá oito salas de aulas, sendo que cinco são para atendimento em período integral. O prédio também contará com secretaria, sala dos professores, diretoria, copa e banheiros para os funcionários, além de depósito de material pedagógico, banheiros infantis, pátio coberto, refeitório, cozinha, despensa e lavanderia. O espaço terá acessibilidade em todos os ambientes, parque infantil e casinha de boneca.     Uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de período integral também será construída no local. “Isso é fundamental, que a gente consiga agrupar no mesmo local uma creche e uma escola de ensino fundamental, ou seja, a criança vai sair da creche e já, automaticamente, vai para a escola de ensino fundamental em tempo integral”, explicou Ary Pissinato, diretor-executivo da Fumec. A previsão é que a creche comece a funcionar já no primeiro semestre de 2024.     Espaço do Amanhã     O Programa Espaço do Amanhã prevê a construção de 16 creches em cinco regiões de Campinas, escolhidas conforme a alta demanda de vagas. Com isso, o número de vagas na educação infantil municipal ampliará em 5 mil. Atualmente, 3.973 crianças (número atualizado nesta segunda-feira, 31/07), com idade entre 0 a 3 anos, aguardam vaga na rede municipal de ensino.     “Com essas 16 novas escolas de educação infantil, vamos ter oportunidade de atender a praticamente todas as demandas que existirem”, explicou o secretário de Educação, José Tadeu Jorge. A previsão é que todas as creches comecem a funcionar no primeiro semestre de 2024.     Rede Municipal de Ensino   A rede municipal de ensino tem 208 unidades, sendo 163 de educação infantil, 44 entidades colaboradoras de educação infantil e 45 escolas de ensino fundamental.     Ao todo, são 61,9 mil alunos matriculados.   Matéria atualizada no dia 31/07/2023, às 17h29.       Image removed.